COTIDIANO

Projeto verão

A três meses da estação mais quente do ano, é hora de entrar em forma. Confira algumas dietas que fazem sucesso entre as famosas

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

corpos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Todo ano é a mesma coisa: o friozinho do inverno funciona como um convite a enfiar o pé na jaca com chocolates, queijos, vinhos e outra guloseimas que vão muito bem em baixas temperaturas. No entanto, com o início da primavera, as academias de ginástica já começam a encher de cariocas focados no famoso "projeto verão". Eliminar os quilinhos adquiridos em apenas três meses até a chegada da estação mais quente do ano, no entanto, não é tarefa fácil e exige disciplina para quem realmente se preocupa em ser a nova "garota de Ipanema" - ou até mesmo a "musa do verão", seja qual for seu gosto musical. Para ajudar nesta árdua missão, VEJA RIO selecionou algumas dietas que já ajudaram celebridades como Juliana Paes, Paolla de Oliveira e Deborah Secco a entrar em forma. Escolha a sua preferida e aproveite!

Dieta detox

Queridinha das celebridades, a dieta promete eliminar dois quilos em apenas uma semana, além de promover uma faxina restauradora no corpo, melhorando sintomas como insônia, má digestão, prisão de ventre, inchaço, dores de cabeça e até mesmo falta de concentração e queda da libido. As atrizes Giovanna Antonelli, Juliana Paes e Paola Oliveira são algumas das famosas adeptas da dieta de desintoxicação, que veta do cardápio alimentos industrializados, café, refrigerantes (inclusive as versões diet ou light), álcool, açúcar, adoçantes, laticínios, frituras e carne vermelha. Entram no menu alimentos naturais e ricos em antioxidantes, como folhas verdes escuras, chá verde e frutas cítricas, pois combatem os radicais livres.

Não é recomendado, no entanto, seguir este regime com frequência. O ideal é que seja feito apenas duas vezes por ano, por no máximo quinze dias, e com acompanhamento do nutricionista. Caso contrário, o organismo pode sofrer com a carência de certos nutrientes.

Veja um cardápio detox de três dias assinado pela nutricionista das celebridades Andrea Santa Rosa.

Confira o cardápio detox da atriz Deborah Secco.

Dieta Dukan

Criado pelo nutricionista francês Pierre Dukan e popularizada no livro Eu Não Consigo Emagrecer, o método teve como principal garota-propaganda a princesa Kate Middleton, que adotou a dieta às vésperas de seu casamento com o príncipe William. O apelo do emagrecimento rápido é um dos grandes atrativos do programa, dividido em quatro etapas - ataque, transição, consolidação e estabilização - e fundamentado em uma alimentação baseada no consumo de proteínas e total restrição a carboidratos. Com isso, conquistou adeptas no mundo inteiro - a atriz Jennifer Aniston e a cantora Beyoncé entre elas, além de brasileiras como a atriz Renata Dominguez, Dani Bananinha e a promoter Carol Sampaio.

Confira um exemplo de cardápio da dieta Dukan.

Dieta Ravenna

Criada pelo médico e psicoterapeuta argentino Dr. Máximo Ravenna, o programa fez sucesso e conta, inclusive com um centro de atendimento no Brasil. Entre as adeptas, estão as celebridades argentinas Susana Giménez e Georgina Barbarossa, além da cantora brasileira Mariana Belém, filha de Fafá de Belém. Trata-se de uma dieta de baixas calorias que provoca rápido emagrecimento - é possível perder até 3 quilos já na primeira semana. Entre os principais princípios que norteiam o método, está a redução radical do consumo de farinha branca, doces e carboidratos.

Confira o cardápio adotado pela cantora Mariana Belém.

Dieta sem glúten

O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, aveia, centeio e cevada. Logo, também compõe todos os alimentos derivados desses cereais, como pães, massas, bolos, biscoitos e cerveja, além de produtos processados, como achocolatados, queijos, salsichas, maionese e temperos prontos. Se antes só era cortado do cardápio de quem tinha intolerância à substância, hoje já foram descobertos os benefícios de eliminar o glúten mesmo para quem não sofre deste mal - o que atraiu celebridades a aderirem à dieta. Entre elas, as atrizes Juliana Paes e Gwyneth Paltrow e as cantoras Lady Gaga e Miley Cyrus.

Confira o cardápio sem glúten e sem lactose preparado pela nutricionista funcional e esportiva Daniela de Almeida.

E mais: Onde comer pratos sem glúten no Rio

NOVIDADE

vigilantes-almoco.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Vigilantes do Peso lança, na próxima segunda (29), o programa Express, diferente do seu tradicional método ProPontos. "É uma ótima oportunidade para quem deseja passar o verão em forma. Bastam duas semanas para alavancar a motivação e, depois, seguir o programa de emagrecimento de maior abrangência no mundo inteiro até alcançar a meta final. Consideramos a primavera um excelente momento para lançar o Express", comenta o diretor do Vigilantes do Peso, Rodrigo Strickland Faro.

Na modalidade Express, o Associado recebe cardápios pré-planejados, compostos por alimentos saudáveis e nutritivos que promovem maior saciedade, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas magras, leite e seus derivados desnatados. Por isso, não é preciso se preocupar com as quantidades. Além das refeições principais, o programa permite encaixar na rotina alimentar uma quantidade diária de guloseimas em porções controladas diariamente.

Confira um exemplo de cardápio do programa Express.

MAIS DICAS

Confira mais duas opções de dietas balanceadas e preparadas exclusivamente para a VEJA RIO para você entrar em forma durante a primavera e chegar com tudo em cima à estação mais quente do ano.

Cardápio preparado pela Dra. Katiana Cruz, médica nutróloga da Clínica Arthys.

Cardápio preparado por Graziela Thomaz, nutricionista da clínica Onodera Estética.

Fonte: VEJA RIO