DIVERSÃO

Projeto leva acessibilidade à orla carioca durante a Copa do Mundo

Nova edição do programa Praia Para Todos acontece durante todos os fins de semana até o dia 13 de julho

- Atualizado em

copacabana-sol-alexandre-macieira.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O programa Praia Para Todos está de volta à orla carioca no período da Copa do Mundo. A iniciativa, que acontecerá turante todos os fins de semana, de 14 de junho a 13 de julho, tem como objetivo aumentar a integração da pessoa com deficiência com a natureza e o esporte, promover maior sociabilidade e despertar a atenção da opinião pública que não oferece estrutura adequada. A programação acontece aos sábados e domingos, das 9h às 14h, nas praias da Barra da Tijuca (Posto 3, em frente à Praça do Ó) e de Copacabana (entre os Postos 5 e 6, em frente à Rua Francisco Sá).

Entre as ações previstas estão o banho de mar assistido com as cadeiras anfíbias (de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutuam na água), esteira para passagem de cadeiras de rodas, frescobol, vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia e sinalização sonora para a travessia. Todas as atividades oferecidas no projeto são gratuitas e ministradas por profissionais capacitados das áreas de educação física e fisioterapia, além de estagiários e voluntários do Instituto.

Nos dias que os jogos da Copa coincidirem com o horário do Praia Para Todos haverá televisão para os presentes curtirem as partidas. Nos dias 12 e 13 de julho, quando acontecem os jogos da disputa do terceiro lugar e a grande final da competição, os horários de funcionamento do projeto serão alterados para das 12h às 17h e das 11h às 16h, respectivamente, também com televisão para os usuários.

O Programa atende às necessidades de cerca de 50 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por dia, em cada praia. Desde o início foram beneficiadas em torno de 10.000 pessoas direta e indiretamente.

Fonte: VEJA RIO