DIVERSÃO

Para curtir o horário de verão

Dez dicas de programas para aproveitar ainda mais os dias mais longos do horário de verão

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

À meia-noite de domingo (20), começa o horário de verão e os relógios serão adiantados em uma hora. A mudança é adotada todos os anos para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época e reduzir o consumo de energia. Mais do que uma redução na conta de luz, a mudança significa para os cariocas sessenta minutos extras de sol para curtir ainda mais a cidade. Para que todos aproveitem ao máximo os dias mais longos, VEJA Rio aponta uma série de programas perfeitos para o horário de verão. Confira abaixo a nossa seleção e ainda algumas dicas para não sofrer com a mudança no relógio.

1 - Dar uma esticadinha na praia

O início do horário de verão é motivo de comemoração para os cariocas, que podem aproveitar mais uma horinha de praia antes de o céu se por. Uma dica é aproveitar assistir o pôr do sol no Arpoador e ainda emendar um mergulho no comecinho da noite, já que a praia ganha iluminação especial nesta época.

foto-online.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

2 - Alugar uma "laranjinha" e pedalar pela cidade

O Rio tem hoje 290 quilômetros de ciclovias e um sistema de aluguel de bicicletas que caiu no gosto do carioca. Os dias ensolarados do Rio, sobretudo na primavera, quando as temperaturas ainda não estão tão altas quanto no verão, são um convite para aproveitar as bicicletas laranja que se espalham pela cidade. O Bike Rio possui 60 estações localizadas, em sua grande maioria, nos bairros da Zona Sul da cidade. O passe mensal custa R$ 10 e o diário R$ 5.

Veja também: os melhores roteiros de bike da cidade

3 - Passear pelo centro histórico da cidade

Quem aproveitar o dias mais longos para subir as ladeiras do Morro da Conceição, não se arrependerá do programa escolhido. Em meio ao processo de revitalização da Zona Portuária da cidade, o morro se destaca como uma joia em meio aos canteiros de obra que ainda fazem parte da paisagem da região. Com suas vielas e construções que datam do período colonial, guarda parte importante da História, não só do Rio, mas do Brasil. O local, que marca o movimento de ocupação inicial da cidade, ocorrido ainda no século XVI, foi redescoberto com a restauração de monumentos históricos integrantes do projeto Porto Maravilha e, mais recentemente, com a inauguração do Museu de Arte do Rio, construído ao pé do morro.

Veja também: Dez motivos para visitar o Morro da Conceição

valongo.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

4 - Fazer um piquenique no parque

Estender uma toalha no gramado e passar a tarde entre amigos curtindo o visual pode ser um ótimo programa. A cidade tem muitas opções de áreas verdes em que é possível fazer um programa diferente e aproveitar um dia de piquenique com a família e os amigos. É só montar sua cesta de guloseimas e escolher o lugar. Clique aqui para acessar o nosso manual do piquenique com dicas para organizá-lo e escolher o melhor local no Rio.

5 - Tomar um drinque olhando o movimento

Para curtir o clima de verão, nada combina mais do que um barzinho com ambientes abertos. Com vista privilegiada, então, o fim de tarde e comecinho de noite pode ficar ainda mais agradável. Para eleger a sua pedida, veja uma seleção com 15 casas da cidade com varandas que, além de uma boa refeição, ainda darão um charme a mais ao momento.

aprazivel.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

6 - Comprar (e dançar) nas feiras da cidade

A programação cultural em algumas feiras do Rio já é tradição e, com o sol brilhando por mais tempo, fica ainda mais gostoso curtir a tarde pós-compras com boa música. Todos os sábados, a partir das 13h, rola chorinho na feira da Rua General Glicério, em Laranjeiras. Na feira de antiguidades da Rua do Lavradio, que acontece sempre no primeiro sábado do mês, há sempre duas rodas de samba para animar os visitantes, uma às 15h e a outras às 16h30.

7 - Passear nas pracinhas da cidade

Para passear, levar as crianças, fazer feira, praticar esportes ou até tomar uma cervejinha gelada, cada pracinha da cidade tem a sua vocação. Com as tardes mais longas do horário de verão, a diversão fica ainda maior. Veja uma lista com dez praças que você pode aproveitar com as mais variadas formas de lazer.

Veja também: Parquinhos para crianças

praca-do-o.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

8 - Passear no Parque Madureira

Mais novo xodó entre os espaços de lazer cariocas, com 103 mil metros quadrados e rodeado por mais de 1 200 árvores, o Parque Madureira deu um novo ar ao bairro da Zona Norte e vem cativando até moradores de outras áreas da cidade. Com a segunda maior pista de skate do país, com 3 850 metros quadrados, já é o ponto preferido para os praticantes do esporte na cidade. O parque tem ainda praça de alimentação, academia para a terceira idade, quadras esportivas e áreas para shows, que acontecem com frequência. Como pode ficar meio longe para quem mora em outros bairros, os dias mais longos são uma ótima forma de aproveitar ainda mais o passeio.

Veja também: 10 motivos para visitar o Parque Madureira

9 - Marcar um pós-praia com os amigos

Melhor do que sair da praia lá pelas sete da noite, só mesmo emendar um dia incrível de sol com uma paradinha em um bar ou restaurante para tomar um chope gelado, provar uns petiscos e continuar jogando conversa fora com os amigos. Para aproveitar o dia até o fim, veja uma seleção com dez lugares perfeitos para o pós-praia.

rio-pra-dois-restaurante-palaphita.jpg
Que tal um jantar exótico à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas? (Foto: Redação Veja rio)

10 - Aproveitar os parques da cidade

Se você gosta de aproveitar o dia ao ar livre, mas não é muito fã de praia, o Rio tem diversos parques para para se divertir longe do mar. Espalhados por diferentes áreas da cidade e com diferentes opções de lazer, eles são uma ótima opção para reunir a família. Veja aqui um roteiro com os principais parques do Rio.

Veja também: Dicas para não sofrer com a mudança no relógio

Fonte: VEJA RIO