DIVERSÃO

Programas para o Dia das Mães

Quatro roteiros diferentes para fazer o domingo da sua mãe ser inesquecível. Confira as opções

Por: Louise Peres - Atualizado em

Domingo é dia de agradar àquela que, todos os dias, faz tudo para tornar nossos dias melhores. Nada mais justo que, no Dia das Mães, a sua tenha uma experiência inesquecível. Entre tantas opções de lazer na cidade, VEJA RIO se dedicou a traçar quatro programações diferentes, sob medida para a sua. Ela curte aventura? Aprecia bons vinhos e boa comida? É ligada na modernidade ou segue uma vida fitness e adora comida natureba? Qualquer que seja o estilo dela, temos o roteiro ideal para você homenageá-la. Confira abaixo.

AVENTUREIRA

Trilha

Se sua mãe é da vibe esportista e adora um esporte radical, que tal tomar um café da manhã reforçado e começar o dia com uma trilha? Com pelo menos 90 rotas, a Floresta da Tijuca é o destino perfeito. Reunimos aqui as melhores dicas.

Alexandre Macieira/Riotur
(Foto: Redação Veja rio)

Almoço em Guaratiba

A vista paradisíaca da Restinga de Marambaia é apenas um dos motivos que levou a revista americana Newsweek a incluir o restaurante Bira de Guaratiba na lista dos 101 melhores lugares para comer do mundo. Único do Rio na seleção elaborada com a consultoria de 53 chefs renomados, a casa serve peixes e frutos do mar fresquíssimos, pescados pelo próprio Bira. Sua mãe vai adorar a moqueca, especialidade local - provem a de cação com arroz e farofa de dendê. Os irresistíveis doces caseiros também merecem ser degustados. Tem de abóbora com coco, mamão verde e banana.

Estrada da Vendinha, 68 A, Barra de Guaratiba, tel. 2410-8304, 12h/18h (sábado e domingo até 20h; fecha de segunda a quarta).

restaurante-do-bira.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

GOURMET

cadeg-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Passeio + almoço no Cadeg

Comece o dia cedo, no lugar perfeito para quem aprecia boa comida e artigos gastronômicos especiais. O Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara, em Benfica, que recebeu o título de Mercado Municipal do Rio de Janeiro, é um misto de shopping e supermercado a céu aberto, perfeito para quem procura itens de decoração, artesanato, azeites, bebidas, temperos, bem como frutas, legumes e verduras fresquinhos. Restaurantes formam ainda uma espécie de complexo gastronômico com quitutes tradicionalmente portugueses a preços super acessíveis. Clique aqui e conheça o melhor do centro.

Cadeg. Rua Capitão Felix, 110, Benfica, tel. 3890-0202 e 3526-5717.

ROMÂNTICA

Piquenique no parque

Se a sua mãe é daquelas sonhadoras, que adoram um romance, ela certamente vai curtir um programinha bucólico para celebrar a data. Nada melhor do que um piquenique num dos parques da cidade (o Parque Lage é sempre uma boa pedida) ou à beira da Lagoa, por exemplo. Escolha uma toalha florida bem bonita, prepare quitutes fofos, como brownies em formato de coração e minisanduiches saborosos. Veja aqui um guia para preparar o piquenique perfeito.

Piquenique na Lagoa
(Foto: Redação Veja rio)

Visita ao Espaço Tom Jobim

Um programa cultural recheado de romance e bossa nova completa o dia. Leve sua velha para conhecer a Casa do Acervo, no Espaço Tom Jobim. Ali, estão catalogados mais de 9.000 itens da produção artística do maestro. Num espaço multimídia, sua mãe vai navegar pela vida e obra de Tom, ouvir músicas, ver suas partituras, fotos, documentos, áudios e vídeos, além de textos sobre momentos marcantes de sua trajetória e frases de sua autoria.

Espaço Tom Jobim. Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, tel. 2512-0303.

NATUREBA

Manhã de stand up paddle

Para as que levam uma vida no estilo saudável, um programa zen: presenteie a sua mãe com uma aula de stand up paddle. Ela certamente vai adorar uma manhã experimentando o esporte, que além de movimentar o corpo proporciona uma experiência contemplativa, mas divertida. Saiba aqui onde praticar com ela.

stand-up-paddle-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Almoço vegetariano

Para o almoço, uma das últimas novidades da culinária natural na cidade: o restaurante Pomar Orgânico, no Itanhangá. Reserve uma mesa na varanda, lugar agradável para degustar a apetitosa seleção dominada por pratos vegetarianos ? queijo feta, mussarela de búfala e ovo são as únicas proteínas de origem animal usadas no menu.

Estrada da Barra, 1600 (Espaço Itanhangá), ☎ 2494-6745 (85 lugares). 12h/17h e 19h/23h (dom. até 19h; fecha seg.).

Fonte: VEJA RIO