DIVERSÃO

Programa de criança

Listamos uma série de atrações na cidade para curtir com a meninada. De bebês aos crescidinhos, tem opção para todas as idades

Por: Louise Peres - Atualizado em

Numa cidade com oferta cultural tão rica e variada como o Rio, os pequenos não poderiam ser esquecidos. Por mais que as escolhas mais óbvias, como praia ou cinema, sejam as primeiras opções de lazer que surgem na mente dos adultos, a criançada tem muitas atrações a seu dispor. Para ajudar você a distrair a garotada, apresentamos uma lista de atividades diferentes e divertidas no Rio, divididas por faixa etária. Eles vão se aventurar em trilhas pela mata, patinar no gelo, aprender sobre astronomia e até visitar uma coleção de brinquedos antigos num museu! Confira a lista, escolha o programa e boa diversão!

ATÉ QUATRO ANOS

Aquário do Parque Lage

Antes de aproveitar as áreas de descanso, passear pelos jardins, brincar no parquinho e fazer um piquenique, os pequenos vão adorar ver de perto as mais de vinte espécies de peixes abrigadas pelo aquário do Parque Lage. Por lá, doze tanques de volumes que vão de 800 a 6 000 litros abrigam carpas, piranhas e o tubarão siamês. Grátis.

Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. Informações: 3257-1800 e www.eavparquelage.rj.gov.br.

aquario-parque-lage.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Jardim Zoológico da Quinta da Boa Vista

Um passeio pelo mundo animal, com direito a girafas, pássaros, morcegos e até espécies raras e ameaçadas de extinção, como o Urubu Rei e a Ararajuba. Inaugurado em 1945, o Jardim Zoológico do Rio é o mais antigo do Brasil e abriga mais de 2 000 animais. Um lanche nos gramados da Quinta da Boa Vista arrematam um passeio perfeito para os pequenos.

Quanto custa: R$ 6,00 ou 3,00 (meia entrada)

Parque da Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão. RioZoo: terça a domingo, de 9h às 16h30.

jardim-zoologico.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A PARTIR DE CINCO ANOS

Casa da Ciência

Em Botafogo, logo na esquina da Rua Lauro Muller, o espaço da UFRJ tem uma agitada agenda cultural. São contações de histórias, cineclubes, exposições, entre outras atividades que variam de acordo com o mês e a programação da casa. Uma delas é o Clube dos Descobridores, em que professores coordenam brincadeiras e exercícios educativos com a criançada em horários alternativos ao da escola ? quem estuda de tarde participa de manhã, e vice versa. Grátis.

Informações em http://www.casadaciencia.ufrj.br

casa-da-ciencia.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Espaço Cultural da Marinha

No prédio central, os pequenos podem conhecer a galeota folheada a ouro usada por Dom João VI, visitar um submarino e exposições sobre a história das navegações e a arqueologia subaquática. Completam o programa passeios de barco pela Baía ou até a Ilha Fiscal. Também há um submarino e um navio usado na Primeira Guerra Mundial, o mais antigo do mundo em atividade.

Avenida Alfred Agache s/n, Centro. Informações: 2104-5592 e 2104-6025.

espaco-cultural-marinha.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Planetário do Rio

O espaço na Gávea reúne uma série de atrações destinadas ao público infanto-juvenil, mas que diverte até mesmo os adultos. A Cúpula, onde são projetados filmes de média-metragem, proporciona à garotada a sensação de viajar pelo espaço. Para os apaixonados por astronomia, o Museu do Universo é um prato cheio. São 60 experimentos interativos que revelam os mistérios que cercam o espaço e explicam uma série de curiosidades sobre o Sistema Solar. As crianças podem, por exemplo, descobrir quanto pesariam na Lua ou em outros planetas e aprender sobra importância de Albert Einstein, Galileu Galilei e outros gênios que contribuíram para a esta ciência milenar. Grátis.

Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. Gávea. http://www.planetariodorio.com.br/

planetario-da-gavea.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

CCBB Educativo

Em paralelo às exposições, peças e mostras, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece, dentro do programa CCBB Educativo, uma série de atividades extras para complementar a experiência de seus visitantes, especialmente o público infantil: são contações de história, laboratórios criativos, experiências musicais e muito mais. Espetáculos infantis bacanas também aparecem com frequência na programação do Centro.

Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Informações: 3808-2020. Acompanhe a programação mensal no site www.bb.com.br ou em www.facebook.com/ccbb.rj

A PARTIR DE SETE ANOS

Museu das Telecomunicações

Que tal um passeio pela história da comunicação humana no Brasil e no mundo? O Museu das Telecomunicações, no Oi Futuro, reabriu no início de 2012 com novas atrações interativas e recursos tecnológicos de última geração. Entre as novas atrações que vão hipnotizar a criançada está a Máquina do Tempo, que fotografa o visitante em um cenário virtual composto por imagens do Rio de Janeiro e envia a foto para as redes sociais do espectador. Uma mesa sensível ao toque mostra a evolução da internet, e um painel interativo conta a história dos celulares, desde os aparelhos móveis de guerra do início do século XX. Há também listas telefônicas digitalizadas que revelam os endereços de cariocas ilustres e arquivos sonoros inéditos, com vozes de Clarice Lispector, Freud e Thomas Edison, entre outros. Grátis.

Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Terça a domingo, das 11h às 17h. Informações: 3131-3060

museu-das-telecomunicacoes.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Trilhas pela floresta

Para sair da rotina urbana, nada melhor do que uma caminhada pela floresta, recheada de atividades didáticas, lúdicas e ecológicas. A equipe da Moleque Mateiro organiza incursões em lugares como a Floresta da Tijuca e a Pedra Bonita, e uma das mais divertidas é o Circuito das Grutas. A trilha percorre uma área do Parque Nacional da Tijuca, passando por diversos blocos rochosos durante o percurso. Duas grutas são visitadas ? a Grande e a Morcegos. Nesta, que abriga o viveiro dos pequenos mamíferos voadores, há uma parada obrigatória onde as crianças devem fazer silêncio total para poder ouvir o barulho dos bichos.

Informações em www.molequemateiro.com.br

Coleção de Brinquedos do Museu Histórico Nacional

Se o pátio dos canhões já faz da visita ao Museu Histórico Nacional um programa interessante para pequenos aventureiros, uma outra ala do espaço torna a experiência de apreciar objetos históricos ainda mais bacana. Pouca gente sabe, mas desde 1986 o MHN também exibe uma coleção de brinquedos! No acervo há desde bonecas antigas, jogos de tabuleiro, soldadinhos de chumbo e robôs até brincadeiras tradicionais, como o pião e a peteca. Febres da infância dos anos 80 também viraram peça de museu, a exemplo do Pense Bem. Curiosidade: as primeiras peças do acervo, que hoje conta com mais de 300 itens, são um jogo de xadrez e um brinquedo de corda que pertenceram a D. Pedro I.

Informações em http://www.museuhistoriconacional.com.br

Coleções vivas do Jardim Botânico

Entre os 54 hectares do Jardim Botânico, uma porção de terra abriga mais de 3 000 exemplares de 600 espécies diferentes de plantas. Sabe aquelas com dentes que vemos nos desenhos animados e chamamos vulgarmente de carnívoras? Elas se chamam nepentes e se alimentam, na verdade, de insetos. A planta produz um néctar em sua borda, o que atrai insetos. Quando o bichinho pisa na substância, escorregadia, é engolido. A criançada vai curtir ver a natureza em ação e conhecer outras belíssimas plantas, como as orquídeas e as bromélias.

Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, tel. 3874-1808.

plantas-carnivoras-do-jardim-botanico.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A PARTIR DE DEZ ANOS

Rio Water Planet

Principalmente em dias de calor torrencial, típicos do verão carioca, um parque aquático é o terreno certo para momentos refrescantes e divertidos. No Rio Water Planet, em Vargem Grande, a molecada vai se divertir nas corredeiras, na piscina de ondas ou nos diversos escorregas espalhados pelo parque.

Estrada dos Bandeirantes, 24.000, Vargem Grande, tel. 2428-9000 e www.riowaterplanet.com.br

rio-water-planet.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Lagoa Aventuras

No Parque da Catacumba, as atividades oferecidas pela Lagoa Aventuras vão fazer a cabeça das crianças que gostam de se arriscar. Entre as atrações liberadas para os crescidinhos estão o arvorismo baixo, o muro de escalada e a tirolesa, com 75 metros de extensão.

Avenida Epitácio Pessoa, 3000, Parque da Catacumba, tel. 4105-0079/7870-9162. http://lagoaaventuras.com.br/

Patinação no gelo

Deslizar, girar e se arriscar em variadas piruetas num ambiente geladinho que em nada lembra o verão carioca. Ficou com vontade de calçar os patins? Na pista do Barra On Ice, no supermercado Extra 24h Barra, a hora custa R$ 30,00. Não esqueça de levar uma meia de algodão que cubra o tornozelo.

Avenida das Américas, 1510 (Extra 24h), Barra. Telefone para agendamento e informações: 3183-5752 ou 3151-3354. Terça a sexta, 14h às 21h Sab dom e feriados, 14h às 22h.

Fonte: VEJA RIO