DIVERSÃO

A programação da Rio+20 no fim de semana

Em meio à conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, o Rio tem fim de semana repleto de atrações que incluem festivais de cinema, mostras, oficinas e shows

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

Alexandre Macieira/Riotur
(Foto: Redação Veja rio)

Aqualume. Projeções coloridas serão feitas em um espelho d'água com 600 metros quadrados na Lagoa Rodrigo de Freitas. A partir das 19h, performances circenses vão abrir o evento. No sábado, às 20h30, acontece um show da cantora Roberta Espinosa. Domingo, a partir das 16h, estão programadas atividades para as crianças e, às 20h30, um show da cantora Thaís Macedo.

Onde: Parque Cantagalo, Lagoa. Sábado, das 19h às 23h, domingo, das 16h às 23h.

Brasil Cerrado. O artista goiano Siron Franco exibe no Museu de Arte Moderna sua videoinstalação sensorial, que leva o visitante a conhecer a fauna e a flora do Cerrado. No total, a mostra ocupa 600 metros quadrados do museu e conta com dois grandes painéis. Em uma das salas, o espectador pode observar a projeção de uma cachoeira, enquanto sente o cheiro de terra molhada e ouve o barulho da água caindo.

Onde: Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro, tel. 2240-4944. Terça a sexta, 11h às 18h; sábado, domingo e feriados, 11h às 19h. Grátis.

Cúpula dos Povos. Maior evento paralelo à Rio+20, tem público diário estimado em 20.000 pessoas. À disposição, cinco tendas armadas com capacidade para receber até 800 pessoas. Neste sábado, a programação começa às 10h, com contação de histórias indígenas no palco menor. No mesmo horário, no palco maior, está programada uma performance do grupo cultural Tarrafa Elétrica, que será seguida por coral da favela da Maré e show da Trupe Sonora Casa de Orates. No domingo, um festival com curtas ecológicos tem início às 14h30. Veja aqui a programação completa.

Drive-in Rio. NoArmazém 6 do Cais do Porto, a instalação reúne 16 carros, que são iluminados por 20 projetores. Em meio ao cenario composto por automóveis destruídos após acidentes acontecem performances de artistas dinamarqueses e brasileiros, entre eles Bayard Tonelli (ex-Dzi Croquettes), que vai recitar poesias. Também está prevista participação da atriz Carol Castro.

Onde: Avenida Rodrigues Alves, s/n, Centro, tel. 2516-4893. Estacionamento em frente. De 13 a 22 de junho, às 21h. Grátis

Good Planet Film Festival. Mostra com temática ambiental organizada pelo cineasta e fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand. A estreia do festival está marcada para o sábado, às 11h, com o filme Generation +20. Mais tarde, às 14, será a vez do documentário Home, do próprio Bertrand. Às 16h30, o filme Carbon for Water, às Memê la Pluie, às 17h30, e La Soif du Monde, às 20h. No domingo, a mostra começa às 14h, com Home. Às 17h, Jane's Journey, e às 20h, a pré-estreia de Amazônia Eterna.

Onde: Praça Floriano Peixoto, 7, Centro, tel. 2240-1093. Grátis.

Havana Café. No Armazém 6, no Cais do Porto, é encenado o musical que retrata os cabarés alemãs na década de 1920. Com doze atores e três músicos, o espetáculo tem texto de Bertolt Bretch e canções de rumba e bolero, entre outros ritmos.

Onde: Avenida Rodrigues Alves, s/n, Centro, tel. 2516-4893 Estacionamento em frente. De 13 a 22 de junho, às 19h. Grátis. Retirada de senha uma hora antes.

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Humanidade 2012. Neste sábado, o evento montado no Forte de Copacabana vai contar com apresentação da Orquestra dos violões às 15h. Em seguida, às 17h, acontece o show dos Ritmistas, formado pelo francês Stephan Sanjuan, Domenico Lancellotti e Dany Roland. No domingo, será realizado, às 17h, um encontro com os artistas plásticos José Resende e Miguel Rio Branco. Grátis. Veja a programação completa aqui

Onde: Forte de Copacabana, de 12 a 22 de junho. 10h às 21h (última entrada do público às 19h30). Grátis.

Mostra Meu Meio. Exposição escolhida para a abertura do novo Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, conta com experimentos interativos, como plataformas que oscilam enquanto o visitante tenta manter-se de pé e uma sala repleta de projeções de raio laser. Com dois andares, o Museu conta ainda com salas de conferência e palestras, oficinas e passeios na área verde do parque.Veja detalhes sobre o espaço aqui

Onde: Rua Jardim Botânico, 1008 (Jardim Botânico do Rio de Janeiro), Jardim Botânico, 3874-1808. Terça a domingo, 10h às 17h. Grátis. Até 12 de agosto.

Planeta no Parque. Promovida pelo Planeta Sustentável, a iniciativa reúne uma série de atividades com a temática verde, para entreter crianças e adultos: oficinas, ioga ambiental, pilates, aulas de circo, duelo de DJs, jogos e a exposição O futuro a gente faz agora, com as quarenta imagens vencedoras do concurso cultural que reuniu mais de 7 mil fotos no Instagram, promovido pelo Instaforfun com apoio do Planeta Sustentável, da VEJA RIO e da National Geographic Brasil. Confira aqui a programação completa.

Onde: Parque Garota de Ipanema, dias 16 e 17, de 10h às 18h. Grátis.

Planetário da Gávea. São quatro exposições voltadas para temas da Rio+20. Acontecem ainda exibição de filmes sobre meio ambiente peças teatrais para adultos e crianças. No domingo (16), será realizado na Cúpula Carl Sagan o encontro mundial de Economia Criativa. Para participar de qualquer atividade é preciso se inscrever através do e-mail rsvp@rio-20.org.

Onde: Rua Vice Governador Rubens Bernardo, 100, Gávea, tel 2274-0046. Das 8h às 21h, Grátis.

Rainbow Warrior. O famoso navio ecológico da ONG Greenpeace está ancorado no Porto do Rio. Durante o final de semana ele ficará aberto aos visitantes, que poderão conhecer as adaptações feitas para reduzir o impacto ambiental da embarcação. Lá, o público também poderá aprender sobre o projeto ambiental Desmatamento Zero, que prevê o controle total sobre a derrubada de florestas.

Onde: Praça Mauá, Armazém 1, tel. 2516-2618. Sábado, das 10h às 16h. Grátis.

Fonte: VEJA RIO