DIVERSÃO

Brincadeira no museu

Museus e centros culturais do Rio oferecem atrações para despertar o interesse das crianças pela arte

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Na hora de fazer um programa cultural, não é preciso deixar as crianças em casa. Além de boa opção para os adultos, muitos museus do Rio também trazem atividades exclusivamente dedicadas ao público infantil, que têm o objetivo de despertar o interesse dos pequenos pelas artes e pela História de forma divertida, com oficinas, exibição de filmes e brincadeiras temáticas. Confira uma seleção com alguns museus da cidade em que é possível fazer um passeio com atrações para toda a família.

Museu de Arte Moderna

O Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM é formado por uma equipe de artistas, educadores e produtores culturais que atuam de forma a compartilhar experiências e promover a criação coletiva junto aos diversos frequentadores do museu. Entre as atrações, há um espaço dedicado exclusivamente ao público infantil: o Ateliê Aberto. As atividades acontecem todos os domingos, às 16h, e os pequenos podem participar de oficinas e encontros com artistas e educadores, que apresentam processos de criação coletiva elaborados para toda a família.

Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Glória. Tel. Tel. 2240-4948. mamrio.com.br ou nucleoexperimental.wordpress.com

mam.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) acontece, desde o início de março, a atividade Fazendo Arte no Parque, um curso para crianças e jovens no ateliê da escola, em que os alunos têm a oportunidade de caminhar pelo parque, visitar as exposições presentes nas galerias do espaço e utilizar diversos materiais como parte das dinâmicas. A atividade acontece até o dia 29 de junho, mas não há restrição para a entrada de novos alunos no decorrer do curso.

As turmas são divididas por faixa etária e acontecem de segunda a sábado, com dias e horários específicos para cada idade. A mensalidade é de R$ 270 e a taxa de material custa R$ 20. Mais informações pelos telefones 3257-1800 e 3257-1840.

Rua Jardim Botânico, 404, Jardim Botânico. Tel. 3257-1800. eavparquelage.rj.gov.br

Planetário da Gávea

Para os pequenos aprenderem astronomia de uma maneira lúdica e divertida, o Planetário da Gávea oferece diversas atividades. No Museu do Universo, sessenta experimentos apresentam, de forma interativa, uma série de curiosidades sobre o Sistema Solar. As crianças podem descobrir, por exemplo, quanto pesariam se estivesse na Lua, no Sol ou em outro planeta. Outra atração são as Sessões de Cúpula, com projeções de filmes sobre o universo. Aos sábados, a diversão fica por conta de Galaktos (15h), O Aniversário do Pingo (16h) e Dois Pedacinhos de Vidro (17h). Já aos domingos e feriados, é a vez de Kaluoka?hina: O Recife Encantado (15h), A Caminho da Terra (16h) e Planetas (17h) entreterem o público.

O Planetário oferece ainda a observação do céu, que é gratuita e acontece todas as quartas, às 18h30. O público pode observar os corpos celestes e constelações através de quatro telescópios. Esta atividade, no entanto, depende das condições do tempo e, em caso de tempo nublado ou chuvoso, não é realizada.

Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea. Tel. 2274-0046. planetariodorio.com.br

planetario-int.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Museu do Meio Ambiente

O museu possui um programa educativo que oferece diversas atividades lúdicas ao público infantil. A programação inclui jogos, passeios pelo Jardim Botânico, plantio de sementes, contação de histórias, artesanato e outras dinâmicas, nas quais as crianças podem aprender sobre as plantas, os povos indígenas e sobre conscientização ambiental. As atividades acontecem de terça a domingo, das 9h às 16h, e são gratuitas. Não é necessário agendamento prévio.

Integrada ao programa CineDebate, há ainda a mostra A Natureza no Cinema, que promove a exibição de filmes de temática ambiental, com sessões adultas e infantis aos finais de semana. As sessões dedicadas aos pequenos acontecem aos domingos, às 10h30, com curadoria da jornalista Stefania Fernandes. Após a exibição dos filmes, as crianças participam de atividades sobre os temas abordados.

Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico. Tel. 2294-6619. museudomeioambiente.jbrj.gov.br

Centro Cultural Banco do Brasil

O Programa Educativo do CCBB realiza visitas mediadas e atividades relacionadas às exposições e à história do centro cultural para famílias, grupos escolares e outros públicos. Além de visitas mediadas - que acontecem de terça a sexta, às 17h -, a programação fixa do espaço é composta por atividades diversas, que acontecem nos fins de semana e feriados. A programação inclui laboratório de experiências sonoras, bisbilhoteca, contação de histórias e brincadeiras para crianças de 3 a 6 anos. Todas as atividades são gratuitas, com senhas distribuídas 30 minutos antes do início.

Rua Primeiro de Março, 66, 5ºandar, Centro. Tel. 3808-2070/3808-2254. bb.com.br/cultura

ccbb-adriana-christo.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Casa de Rui Barbosa

Mensalmente, o museu realiza atividades destinadas às crianças, que têm objetivo de aproximar o público infanto-juvenil da história e época de Rui Barbosa. A programação acontece sempre no primeiro domingo do mês e oferece contação de histórias e oficinas de artes, das 15h às 16h30, destinadas a crianças de até 8 anos, além de uma visita dramatizada ao museu, na qual atores conduzem os participantes pelos cômodos da Casa de Rui Barbosa. A atividade é realizada em dois horários, às 14h30 e às 16h30, com número máximo de 30 participantes por grupo, e é destinada a adultos e crianças a partir de 10 anos. O espaço conta ainda com uma biblioteca infanto-juvenil.

Rua São Clemente 134, Botafogo. Tel. 3289-4600. casaruibarbosa.gov.br

Museu Histórico Nacional

O museu conta com visitas mediadas destinadas a alunos de escolas públicas ou grupo de crianças em geral, que são pensadas para deixar a criança livre para questionar e participar ativamente deste processo. Para 2013, também estão previstas algumas atividades que também contemplam o público infantil, como oficinas de artes, teatralizações e a semana da criança. O museu produz ainda cadernos pedagógicos especialmente direcionadas ao público infantil, sobre as exposições de longa duração.

Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro. Tel. 2550-9220. museuhistoriconacional.com.br

Fonte: VEJA RIO