SUSTENTABILIDADE

Green Nation Fest tem atrações infantis, mostras e oficinas

Evento realizado na Quinta da Boa Vista, o Green Nation Fest oferece experiências de imersão, como visitar uma casa alagada e uma tenda que simula uma geleira

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Já está em atividade o Green Nation Fest, um dos principais eventos paralelos à conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Promovido pela ONG Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (Cima), o evento terá uma série de mostras, palestras e debates sobre sustentabilidade. Também vai contar com mostras de imersão, que proporcionam experiências sensoriais aos visitantes.

Uma delas é a tenda sobre o degelo das regiões polares causado pelo aquecimento global. A cenografia imita as cores e formas de uma geleira real. Outra opção é o espaço montado para mostrar o efeito de uma enchente, problema que deve se tornar mais comum com as mudanças climáticas. Dentro de uma casa cenográfica haverá simulações de chuva, inundação e até desmoronamento feitas com água de verdade. A poucos metros, outra tenda terá como mote os efeitos de uma queimada florestal.

Destaca-se ainda a programação infantil, com festival de animação para crianças e oficinas, como a aula de criação de fantoches com material reciclado, e a aula de percussão. No espaço Gol de Bicicleta, será possível gerar energia enquanto se pedala uma bike. As atrações devem atrair cerca de 4 000 pessoas por dia a São Cristóvão. De acordo com a organização, o carbono emitido no deslocamento do público até lá será neutralizado com o plantio de árvores. Em funcionamento até o dia 7 de junho, o espaço ficará aberto das 8h às 17h.

Confira aqui a programação infantil

Não é só na Zona Norte que acontecem as atividades do Green Nation Fest. No shopping Downtown, na Barra, acontece uma mostra de cinema com temática ambiental. O festival de cinema reúne dez filmes e documentários com temática ambiental, de origem estrangeira e nacionais. Há longas inéditos no Brasil, como Salmon fishing in the Yemen, dirigido por Lasse Hallström. Veja aqui a lista de filmes.

mapa.jpeg
(Foto: Redação Veja rio)

Veja também: Agenda Verde - Além da Rio+20, uma série de eventos vai levar mostras de cinema, exposições, debates, conferências e fóruns a toda cidade. Veja as dez melhores atividades e organize sua programação

Fonte: VEJA RIO