EDIÇÃO DA SEMANA

Mundo animal

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

felipe fittipaldi
(Foto: Redação Veja rio)

Zoo doméstico

Nando (arara-vermelha), Rui (arara-canindé), Thor (iguana), Bubu (coruja) e Isabel (gavião) são cinco dos catorze bichos de estimação que o biólogo Yuri Domeniconi mantém em seu sítio em Vargem Grande, todos devidamente certificados pelo Ibama. Trata-se de um profissional de múltiplas atividades. Ele dá treinamento, faz apresentações onde quer que seja chamado e promove sessões de fotos para famílias. Na quarta passada, ele levou parte das aves para animar a festa de aniversário do filho da atriz Nívea Stelmann. "Essas ocasiões são sempre uma oportunidade para educar as crianças sobre responsabilidade social, valores familiares e compromisso com a natureza", diz.

istockphoto
(Foto: Redação Veja rio)

Pequenos em alta

Em conformidade com a tendência nacional, os cariocas vêm dando preferência a cães de menor porte, mais adequados para a vida em apartamento. No Brasil, segundo dados da empresa de pesquisa Euromonitor, 55 de cada 100 totós adultos pesam até 10 quilos. A procura por esses pequenos xodós tem crescido 18% ao ano, segundo uma fabricante de rações. Há outros argumentos convincentes para essa escolha. "Raças menores, como o poodle, vivem em média seis anos a mais do que as grandes", conta a veterinária Cíntia Fuscaldi.

mundo-animal-04-.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
arquivo pessoal
(Foto: Redação Veja rio)

Palavra de especialista

Gatos devem tomar banho? E posso alimentar a minha gatinha com comida, em vez de dar apenas ração?

Atsushi Matsuguma, dono de Lili

Alguns felinos se adaptam ao banho, mas ele não é necessário, diz a veterinária Fernanda Mendes Diniz. Pode causar stress, com o consequente aumento da pressão arterial e da taxa de glicose no sangue. Para diminuir a oleosidade dos pelos e auxiliar na higiene do animal, que se lambe para ficar limpo, o aconselhável é a escovação diária da pelagem. Sobre a alimentação, a ração específica para a espécie é essencial, uma vez que garante os nutrientes de forma balanceada. Mas podem ser fornecidos, também, alimentos crus, como carne bovina moída ou em tiras, frango, atum e fígado, depois de consultado o veterinário.

mundo-animal-02-quadrinho.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO