EXPOSIÇÕES

Tom sobre tom

Monica Mansur e Claudia Tavares exibem as fotos do projeto Preto Branco na Galeria Tempo

Por: Rafael Texeira - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Sócias na Binóculo Editora, Monica Mansur e Claudia Tavares dedicam-se ao desenvolvimento de projetos e publicações de arte. Também artistas visuais ? ambas adotaram a fotografia como meio de expressão ?, elas dividem a autoria do próximo lançamento. Preto Branco traz imagens produzidas pela dupla desde 2006 e empresta o nome à exposição de 38 fotos que ocupa a Galeria Tempo a partir de quarta (14).

No livro e na mostra, os trabalhos dialogam não por meio de afinidade, mas de antagonismo. Há dois tons, um assumido por cada artista. Monica responde pelo lado negro da coleção, com dezenove fotografias nas quais busca evocar ausência, esquecimento e solidão. Em boa parte dos trabalhos, usou a técnica de pinhole, a câmera sem lente ou filme, em que a luz passa por um pequeno orifício (pin hole, buraco de agulha, em português) e fixa a imagem no papel fotográfico. Assim foi feita a série Cópia Original ? Deuses Vencidos, de esculturas em meio à escuridão. Claudia orientou-se pela luz, pela claridade, produzindo imagens que sugerem silêncio e vazio. Em Suspensão, por exemplo, os três balanços em um jardim parecem à espera de crianças para brincar.

Preto Branco. Galeria Tempo. Avenida Atlântica, 1782, loja E, Copacabana, ☎ 2255-4586. Terça a sábado, 11h às 19h. Grátis. Até 12 de maio. A partir de quarta (14). galeriatempo.com.br.

Fonte: VEJA RIO