Olimpíadas

Prefeitura organiza megaoperação para evento-teste de ciclismo

Marcado para domingo, evento vai percorrer mais de 10 bairros

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

pista-ciclismo.jpg
Ciclistas: prova tem 165 quilômetros de extensão (Foto: Redação Veja rio)

A cidade recebe no próximo domingo (dia 16) o Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada. Quinto evento-teste na preparação do Rio para as Olimpíadas, o evento reunirá 100 atletas de 20 países.

+ Metrô tem esquema especial para evento-teste domingo

+ Falta de locais para treinar prejudica atletas

Ao todo, os competidores percorrerão 165 quilômetros. A prova começa às 8h30 no posto 5, em Copacabana. Partindo de lá, os participantes rodarão por Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra, Recreio, Guaratiba, Alto da Boa Vista, Floresta da Tijuca, Horto, Jardim Botânico e Gávea antes de alcançarem a linha de chegada em São Conrado por volta de 12h40.

+ Vídeo mostra como ficarão as instalações do Parque Olímpico

De acordo com a prefeitura, as alterações no trânsito da cidade vão se estender das 13h de quinta (dia 13) às 18h de domingo. Dezoito reboques, 31 paineis de mensagens, 40 veículos operacionais, 85 motos e 580 agentes de trânsito estarão nas ruas para ajudar a organizar o trânsito. 

Principais interdições

AVENIDA ATLÂNTICA

A Avenida Atlântica, pista junto à orla, entre as ruas Souza Lima e a Francisco Otaviano, serão utilizadas pelos atletas e bloqueadas ao tráfego às 0h de domingo. Será reaberta apenas ao fim da área de lazer, às 18h do domingo. A pista junto às edificações continuará funcionando como reversível.

ORLA DE IPANEMA E LEBLON

As avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, pista junto à orla, serão utilizadas pelos atletas e bloqueadas ao tráfego às 7h da manhã. Serão reabertas apenas ao fim da área de lazer, às 18h. A pista junto às edificações continuará funcionando como reversível.

AVENIDA NIEMEYER

A Avenida Niemeyer será bloqueada ao tráfego duas vezes no domingo, primeiro às 7h30 da manhã e depois no loop na Vista Chinesa às 11h, quando os ciclistas passarão duas vezes pela via. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, prevista para 13h. Entre essas duas interdições a via ficará aberta apenas sentido São Conrado.

ESTRADA DO JOÁ

A Estrada do Joá ficará fechada entre 7h45 e 12h.

BARRINHA

O circuito passará pela Estrada da Barra da Tijuca (fechamento entre 7h45 e 9h30; e entre 10h e 11h50) e na Ponte Velha. Os moradores da Barrinha terão sua entrada e saída restringidas em dois momentos no domingo: entre 7h45 e 9h20; e das 10h às 10h40. As condições normais de tráfego serão reestabelecidas após a passagem do último veículo do comboio, previsto para as 12h. No horário do bloqueio, todos os moradores da região terão acesso apenas pela Rua Maria Luísa Pitanga.

RUA SARGENTO JOÃO FARIAS E AVENIDA DO PEPÊ

Essas vias serão bloqueadas para o tráfego geral às 8h e permanecerão fechadas até o retorno dos atletas, previsto para as 12h. Os moradores continuarão tendo a acesso a residência por uma faixa reservada para emergência nos seguintes horários: entre 8h e 8h25 e entre 9h35 e 10h35.

AVENIDA LÚCIO COSTA

A pista junto à orla da Avenida Lúcio Costa ficará fechada das 8h às 12h. A pista junto às edificações funcionará normalmente.

RESERVA

A Avenida Lúcio Costa na altura da Praia da Reserva será fechada para tráfego de veículos desde 0h de domingo. A reabertura do tráfego será às 12h após o retorno dos ciclistas.

PRAINHA, GRUMARI E SERRA DE GRUMARI

A Estrada da Guanabara (Prainha, Grumari e Serra de Grumari) será fechada para tráfego de veículos às 0h de domingo. A reabertura do tráfego está prevista para as 12h, após o retorno dos ciclistas.

ESTRADA DA VISTA CHINESA

A Estrada da Vista Chinesa será fechada para tráfego de veículos às 5h de domingo. A reabertura do tráfego será após a passagem do último veículo do comboio na segunda volta, prevista para as 13h.

RUA PACHECO LEÃO

A Rua Pacheco Leão será bloqueada às 10h30. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, prevista para as 13h.

RUA JARDIM BOTÂNICO

A Rua Jardim Botânico será bloqueada às 10h30 no sentido Gávea a partir da Rua Pacheco Leão. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, previsto para as 13h. No horário de passagem dos ciclistas, 11h30 e 12h10, o fluxo no sentido Humaitá também será bloqueado com o desvio para a Lagoa pela Rua Mário Ribeiro.

RUA MARQUÊS DE SÃO VICENTE

A Rua Marquês de São Vicente, entre a Praça Santos Dumont e a Rua Vice Governador Rubens Berardo, será bloqueada às 10h30. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, previsto para as 13h.

AVENIDA PADRE LEONEL FRANCA

A Avenida Padre Leonel Franca funcionará em meia pista para o tráfego das 10h30 às 13h.

RUA VISCONDE DE ALBUQUERQUE

A Rua Visconde de Albuquerque será bloqueada às 10h30. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio na segunda volta, previsto para as 13h. A saída de moradores será feita através de travessias assistidas no circuito.

Fonte: VEJA RIO