COTIDIANO

Prefeitura lança portal personalizado de serviços e abre a base de dados do município

Enquanto o site Carioca Digital traz informações personalizadas para cada cidadão, o Data.Rio abre a base de dados municipais para consulta popular

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

site-integra.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A Prefeitura do Rio está de cara nova na internet. Desde terça (1º), a página de abertura do portal passou a exibir, além dos oitos sites municipais já conhecidos, como Cidade Olímpica, Porto maravilha e Centro de Operações do Rio, mais duas novidades. São elas: Carioca Digital e Data.Rio. O primeiro endereço vai integrar e facilitar o alcance do cidadão a serviços e informações como situação fiscal de imóveis, multas de trânsito, agenda cultural e mapa de equipamentos públicos municipais. Além disso, o cidadão poderá consultar as solicitações feitas à Central 1746, o andamento dos pedidos e abrir novos chamados. A ferramenta garante acesso a informações de forma customizada, a partir da inscrição do CPF do usuário e indicação da geolocalização.

Já o site Data.Rio, em compasso com o movimento mundial de abertura de dados governamentais, disponibiliza inteiramente na internet a base de dados do município. O portal de transparência, que conta com quase 15 000 arquivos, dispõe de informações geradas pelos GPS?s dos ônibus, sincronização de sinais de trânsito, números da Central 1746 e mais. Prato cheio para pesquisa, de forma que todo cidadão possa acompanhar o que se passa na cidade.

Fonte: VEJA RIO