COTIDIANO

Prefeitura lança aplicativo Rio Patrimônio da Humanidade

Programa gratuito para celulares reúne informações sobre os principais pontos turísticos e históricos da cidade em uma experiência de visitação virtual

- Atualizado em

aplicativo.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Cariocas e turistas ganharam mais uma forma de ter acesso às belezas e atrações da cidade, declarada pela Unesco Patrimônio Mundial da Humanidade como Paisagem Cultural Urbana. Acaba de ser lançado pela Prefeitura o aplicativo Rio Patrimônio da Humanidade. A ferramenta tem o objetivo de divulgar a Cidade Maravilhosa por meio das experiências dos próprios visitantes e moradores, além de proporcionar uma experiência virtual de visitação aos usuários que quiserem saber mais sobre os principais pontos turísticos e históricos do Rio. A novidade faz parte das comemorações pelo Dia do Patrimônio Cultural, em 17 de agosto.

No programa, que foi desenvolvido em dois idiomas, o usuário pode fazer um tour por cinco grandes áreas da cidade: Orla de Copacabana, Parque do Flamengo, Enseada de Botafogo/Pão de Açúcar, Floresta da Tijuca e Jardim Botânico. Dentro de cada área, são sugeridos rotas e pontos turísticos, além de fotos e informações históricas. Em cada rota proposta, o usuário é estimulado a fazer check-in nos monumentos visitados e postar comentários sobre a experiência vivida no local. Ao completar uma rota de um dos tours, o usuário ganhará uma medalha. Todo o conteúdo também está disponível em podcasts, que permitem o usuário ouvir um pouco mais sobre a história dos locais. Há ainda a opção de enviar um cartão-postal com fotos tiradas nos locais visitados, com cinco opções de molduras para serem compartilhadas pelo Facebook e Twitter.

O download já está disponível e pode ser feito para a plataforma Android e para IOS.

Fonte: VEJA RIO