aniversário do Rio

Prefeitura divulga a programação especial para os 450 anos

Intensa programação cultural e shows gratuitos estão programados para celebrar o dia 1º de março

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

selo comemorativos dos 450 anos do Rio
Selo comemorativos dos 450 anos do Rio (Foto: Divulgação)

A prefeitura divulgou nesta terça (10) a programação da comemoração dos 450 anos da fundação do Rio, comemorado no dia 1º de março. Além de shows gratuitos pela cidade, a Maratona Cultural Carioca terá shows, peças e exposições gratuitas ou com descontos de 50% nos centros culturais municipais. Entre os espetáculos que terão descontos de 50% estão grandes sucessos da temporada teatral, como os musicais S’imbora, sobre a vida de Wilson Simonal, no Teatro Carlos Gomes; Lapinha com Isabel Filardis, no Imperator; e A História de Paulo Benjamin de Oliveira, sobre um dos maiores portelenses de todos os tempos, com Zezé Motta, em cartaz na Sala Baden Powell.

+ Naves do Conhecimento terão programação especial durante o ano

A festa começa no sábado (28) com uma mega show gratuito na Quinta da Boa Vista a partir das 21h. Estrelas da música brasileira como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Baby do Brasil, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Erasmo Carlos, Frejat, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu, Marcelo D2 e Neguinho da Beija Flor participam do evento que culminará com uma grande queima de fogos à meia-noite. 

+ Rio prepara a festa dos 450 anos de fundação da cidade

O prefeito Eduardo Paes iniciará as comemorações no dia 1º com um alvorecer no no Forte de São João, na Urca, próximo a onde Estácio de Sá, fundador da cidade, desembarcou em 1565. Em seguida, o cardeal-arcebispo Dom Orani João Tempesta realiza a missa do aniversário no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião. O parabéns oficial será na Rua da Carioca com o tradicional bolo organizado pela  Sociedade de Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca).

+ A vida começa aos 450

Já no dia 1º, à noite, o Parque Madureira celebrará ao som dos sambas da Portela e do Império Serrano e a Praça das Juras, em Bangu, com grupos de pagode e funk.

Prefeito inaugurará duas obras

Oprefeito Eduardo Paes vai aproveitar a data para inaugurar o Túnel Rio450, que liga a Rua Primeiro de Março à Rua Antônio Lage, como parte da revitalização da Zona Portuária. No mesmo dia, Oswaldo Cruz vai receber o Palácio Rio450, que será a sede administrativa da Prefeitura no subúrbio.

Ainda dentro da programação do dia 1º de março serão lançados medalha e selo comemorativos, em parcerias com a Casa da Moeda e os Correios, respectivamente. Também serão anunciados os agraciados com a Medalha 1º de Março, condecoração criada pelo prefeito como reconhecimento pelo mérito pessoal ou bons serviços prestados ao Rio, e os cariocas históricos que terão seus nomes inscritos no Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio.

A programação completa está disponível no portal rio450anos.com.br

PROGRAMAÇÃO DO DIA 1º DE MARÇO

28/02

21h - Show de Aniversário na Quinta da Boa Vista (São Cristóvão)

01/03*

Pela manhã

Cerimônia cívico-militar na Praça da Fundação, na Fortaleza de São João (Urca)

Missa no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião (Tijuca)

Bolo da Rua da Carioca (Centro)

À tarde

Inauguração do Palácio Rio450 (Oswaldo Cruz)

Inauguração do Túnel Rio450 (Região Portuária)

Distribuição de Medalhas e apresentação dos heróis do Rio, no Palácio da Cidade (Botafogo)

À noite

Shows na Praça das Juras, em Bangu, e no Parque Madureira

*Horários a confirmar

Fonte: VEJA RIO