COTIDIANO

Prefeitura anuncia detalhes da organização do Carnaval de Rua

Desfiles dos blocos terão 33% a mais de banheiros em relação ao ano passado. É esperado um público de cinco milhões de pessoas na cidade

- Atualizado em

monobloco.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A Prefeitura do Rio, através da Riotur, os planos para a organização do Carnaval de Rua do Rio em 2014. Entre as principais novidades deste ano, está o aumento do número de banheiros químicos, que sempre figuram entre as maiores reivindicações dos foliões. Serão disponibilizados 21.596 banheiros ? um número 33% maior em relação ao ano passado -, que vão variar entre contêineres, cabines individuais e mictórios. A Prefeitura espera receber um público de 5,07 milhões de foliões na festa de rua.

A Secretaria Municipal de Saúde vai instalar postos médicos fixos nos bairros que registram maior número de blocos e foliões, como o Centro, Ipanema/Leblon e Copacabana, além de disponibilizar 80 ambulâncias com UTI's móveis. Uma parceria com o Corpo de Bombeiros também sinalizará saídas de emergência nos grandes corredores, como é o caso da Avenida Rio Branco, por onde passam blocos como o Cordão da Bola Preta e o Monobloco.

São esperados cerca de 400 blocos desfilando pela cidade, divididos entre Centro (55,14%), Zona Sul (26,7%), Zona Norte (6%), Zona Oeste (5,46%), Barra da Tijuca (4,14%) e Tijuca (2,56%). Para tentar garantir o ordenamento no trânsito durante a festa, serão utilizados 1.500 controladores de tráfego, além cones, pick-ups, faixas de sinalização, banners e oito painéis de LED.

Com o objetivo de preservar o patrimônio público, serão protegidos com telas plásticas doze monumentos, localizados em áreas que estejam no trajeto dos blocos, assim como os canteiros existentes nos pontos de maior concentração de desfiles.

Fonte: VEJA RIO