COTIDIANO

Praias do Rio ganham novos guarda-sóis

A partir deste sábado (15), praias terão guarda-sóis com cores neutras a fim de valorizar a orla da cidade

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Guarda-sois2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A partir deste sábado (15), as areias da orla ganharão novos guarda-sóis. As novas barracas, distribuídas aos vendedores cadastrados das praias do Rio, foram idealizadas com cores neutras que não interferem na paisagem, em substituição aos guarda-sóis vermelhos usados até então.

São oito novas estampas, inspiradas na natureza e na própria cidade - como tons de mar, areia e biquínis, por exemplo - que partem do princípio de que a imagem da praia vista de cima não pode ser a dos guarda-sóis, mas a do mar e a da areia. São 40 mil novas barracas, distribuídas na Praia do Flamengo, Praia Vermelha, Urca, Leblon, Ipanema e Copacabana.

Projeto recupera qualidade ambiental da Praia do Leblon

No Leblon as boas notícias vão além dos novos guarda-sóis. A partir de janeiro de 2013, o projeto Sena Limpa destinará R$ 10 milhões em obras de saneamento para recuperar a qualidade ambiental da praia. Entre as ações, estão previstas a contratação de serviços de inspeção das galerias de águas pluviais, a construção e ampliação de uma rede coletora de esgoto e a remoção dos lançamentos irregulares.

Com a finalização das obras, o esgoto despejado nos canais do Jardim de Alah e do Leblon será desviado para o emissário de Ipanema para ser lançado em alto mar, a mais de três quilômetros da costa, não comprometendo assim a qualidade das duas praias. A previsão é de que o projeto seja concluído em 2014.

Fonte: VEJA RIO