COTIDIANO

Veja como será a Praça Nossa Senhora da Paz após as obras do metrô

De acordo com o metrô, acessos à estação vão ficar do lado de fora da grade da Praça Nossa Senhora da Paz e apenas 2% de sua área serão ocupados pelo novo transporte

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

O metrô divulgou, nesta quarta (17), a primeira perspectiva de como ficará a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, quando for concluída a obra da Linha 4. De acordo com o governo do estado, os acessos da estação vão ficar atrás das grades da praça, do lado de fora, um próximo à Rua Barão da Torre e o outro na Rua Visconde de Pirajá. Ou seja, os previstos 47 000 usuários não vão precisar transitar por dentro da área verde. Já as entradas serão feitas em vidro para não descaracterizar o visual. Ainda de acordo com a concessionária, as saídas de ventilação e o acessos vão ocupar, quando prontos, somente 2% da Nossa Senhora da Paz.

Outro polêmica diz respeito à retirada de árvores. De acordo com o governo estadual, das 309 árvores atuais serão retiradas 113 durante as obras, sendo que 100 devem ser plantadas no sítio Burle Marx, na Zona Oeste da cidade e serão trazidas de volta em 2015, ano previsto para o término das obras. As treze restantes vão ser substituídas por mudas, igualando o número de espécies vegetais anterior às intervenções.

A discussão entorno da estação, no entanto, é grande. Moradores de Ipanema já reuniram mais de 10 000 assinaturas para impedir sua construção ali. Segundo entidades como a ONG Projeto Segurança de Ipanema, o fluxo de passageiros vai acabar com a tranquilidade de quem frequenta o espaço, e deve ser escolhido outro local para a estação. Alega-se ainda que as mudanças ferem o tombamento da Nossa Senhora da Paz feito pela prefeitura.

Fonte: VEJA RIO