Continua após publicidade

Poluição do ar mata 14 pessoas por dia no Rio

Estudo divulgado nesta quarta (29) mostra que Duque de Caxias, Itaboraí e Nova Iguaçu são as cidades mais poluídas do estado

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 2 jun 2017, 12h56 - Publicado em 29 out 2014, 18h10

 

Símbolo máximo da poluição que atormenta São Paulo, o céu ofuscado por uma camada escura de fuligem já não é mais exclusividade estado mais industrializado do país.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade entre 2006 e 2012, a sujeira atmosférica do Rio está duas acima do limite máximo imposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além disso, o ar respirado por fluminenses já apresenta uma contaminação bastante semelhante ao que é verificado em São Paulo. 

Nos últimos dois anos de pesquisa, a lista de cidades mais poluídas foi encabeçada por Duque de Caxias, Itaboraí, Nova Iguaçu e Macuco.

Continua após a publicidade

Distantes de grandes áreas metropolitanas, Resende e Porto Real, no sul fluminense, também entram na lista. Isto acontece porque são regiões com grande concentração de indústrias, entre elas a Companhia Siderúrgica Nacional, e montadoras de automóveis, como a Peugeot.

Crescimento industrial coloca Resende entre as cidades mais poluídas
Crescimento industrial coloca Resende entre as cidades mais poluídas ()

+ Impulsionada pela indústria, a região de Porto Real é o mais novo polo econômico fluminense

Os índices elevados de poluição também cobram um alto preço. O  estudo afirma que durante o período analisado aconteceram 36.194 mortes e 65.102 internações na rede pública de saúde devido à péssima qualidade do ar.

Continua após a publicidade

O número dá uma média de 14 mortes por dia em todo o território fluminense. A tragédia ambiental também custou aos cofres públicos cerca R$ 82 milhões. 

Os municípios em que os moradores correm o maior risco de morte são Macuco, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaboraí, Barra Mansa e a a capital.

Isto porque, além de apresentarem maiores níveis de poluição, teêm grande número de dias poluídos ao longo do ano e maiores taxas de mortalidade ligadas à problemas respiratórios. 

+Tempo esgotado: é impossível entregar a Baía de Guanabara limpa até a Olimpíada

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.