Crime

Pesquisa revela opinião dos cariocas sobre a redução da maioridade penal

Maioria (79%) dos entrevistados no Rio é a favor da decisão da Câmara dos Deputados, que aprovou a redução para 16 anos nesta quinta (2)

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

reducao maioridade penal votacao camara deputados
Maioridade penal: redução para 16 anos é aprovada na Câmara dos Deputados (Foto: Reprodução / VEJA)

Em uma manobra do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Casa aprovou, na madrugada desta quinta (2), proposta para reduzir a maioridade penal para 16 anos em casos de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e crime hediondo. A aprovação gerou muita discussão e revolta entre os parlamentares contrários à emenda constitucional, mas, segundo levantamento realizado pela plataforma oPiniOn, a decisão tem o apoio dos brasileiros – 80% são a favor da redução. Foram realizadas entrevistas com 2 008 pessoas acima de 18 anos. No Rio, das 349 abordadas, a maioria também é favorável (79%). E mais: 86% dos cariocas acreditam que a redução deveria se estender a todos os tipos de crime.

Veja o que mais os habitantes da cidade pensam sobre o tema:

- 5% não possuem opinião formada; 16% são contrários e 79% são favoráveis.

- Dos que são favoráveis, 16% acreditam que a redução deveria acontecer somente para crimes mais graves, e 86% para todos os tipos de crime

- 84% acreditam que o Congresso não vem representando os anseios da população.

- 54% acham que a redução da maioridade penal deve diminuir a violência no Brasil.

- Para 86%, as penas atuais reforçam a sensação de impunidade no país.

- Com relação às penas atuais: 9% acham que são suficientes; 26% acham que são brandas; 62% acham que são brandas demais

Lembrando que, para virar lei, a redução da maioridade penal precisa ser apreciada mais uma vez na Câmara, e depois ser votada em dois turnos no Senado.

Fonte: VEJA RIO