CIDADE

Prefeitura vai demolir Perimetral em toda sua extensão

Prefeito Eduardo Paes anuncia intervenção mais radical para o Porto Maravilha com a demolição total da Perimetral

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

perimetral.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Em entrevista à rádio CBN nesta sexta (25), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que o viaduto da Perimetral será demolido em toda sua extensão, do aeroporto Santos Dumont ao Caju. Parte das obras de revitalização da região Portuária, o elevado seria derrubado inicialmente entre o Gasômetro e o Arsenal da Marinha. Segundo o prefeito, a região da Praça XV concentra prédios históricos, como o Paço Imperial, o Museu Histórico Nacional e o restaurante Albamar, que acabam escondidos pelo viaduto.

Toda a região poderá ser atravessada através de túneis. Para isso, o traçado previsto originalmente foi modificado e, agora, o novo túnel vai se conectar com o mergulhão já existente. Parcerias público-privadas, as obras estão orçadas em 1,2 bilhão, mas a mudança no traçado terá custo extra arcado pela prefeitura. Primeira etapa da obra, a derrubada entre a Rodoviária Novo Rio e a Rua Professor Pereira Reis deve ser concluída em 2013. No total, três túneis subterrâneos vão absorver o tráfego. O primeiro a ficar pronto é o túnel Binário, já em obras, com 3,5 quilômetros de extensão, começando na Avenida Primeiro de Março até a Avenida Barão de Tefé.

No total, serão gastos na revitalização do porto cerca de 8 bilhões de reais com intervenções que incluem aberturas de avenidas, reurbanização de trechos abandonados, revitalização de galerias de esgoto e luz, gás e telefonia, e a liberação para a construção de torres de até 50 andares. Todas as obras deverão ser concluídas até a Olimpíada de 2016. Veja também: o Rio de cara nova: obras que vão mudar a cara da cidade ao longo da década.

Fonte: VEJA RIO