RECEITA

Peito de peru recheado com espinafre, ricota e linguiça

Por: Mario Tacconi, chef do Fratelli - Atualizado em

Ingredientes:

1 peito inteiro de peru sem osso

300g de espinafre

300g de ricota

3 linguiças frescas

150g de parmesão ralado

20 folhas de sálvia

1,5 kg de batatas calabresas

1,5 kg de cebolas calabresas

60 ml azeite

500 ml de vinho branco seco

100g de açúcar

20 dentes de alho

1 colher de farinha de trigo

Sal, pimenta e noz moscada a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o espinafre por aproximadamente 5 minutos e reserve. Em seguida, corte a linguiça e refogue-a em azeite por mais 5 minutos. Reserve.

Coloque o espinafre, a ricota, a linguiça e o parmesão ralado em outro recipiente e tempere-os com sal a gosto, pimenta e noz moscada.

Divida o peito de peru em duas partes. Na parte mais fina, abra o peito ao meio sem cortar. Apenas enfie a faca no meio da parte mais alta e faça um bolso sem danificar a forma. Tempere essa parte interna com sal e pimenta. Na parte externa, recheie-o com a mistura (espinafre, ricota e linguiça) sem exagero, pois no cozimento a carne encolhe.

Feche a parte aberta com palitos e costure com linha. Amarre o peito recheado, como se costuma amarrar um assado.

Coloque-o em uma assadeira, adicione o azeite, a sálvia e as batatas e deixe-o no forno por aproximadamente 40 minutos. Deixe tostar de ambos os lados e depois adicione o vinho branco seco. É importante deixar o peito de peru cozinhar até dourar. As batatas também precisam ficar bem assadas.

Em uma panela separada, coloque as cebolas calabresas sem casca com azeite e sálvia e cozinhe por, no máximo, 20 minutos. Em seguida, adicione 100g de açúcar, 100 ml de vinho e tampe-a, deixando cozinhar por aproximadamente 15 minutos. As cebolas calabresas têm que ficar macias e caramelizadas.

Quando tudo estiver pronto, corte o peito de peru em fatias e sirva-o com batatas e cebolas. O caldinho que sobra do fundo do assado serve para fazer um molho. É só engrossar com uma colher de farinha de trigo e manteiga e acertar o tempero com sal e pimenta a gosto.

Fonte: VEJA RIO