COTIDIANO

Comissão avalia se Rio é patrimônio da humanidade

Neste sábado (30), comissão formada por 21 países avalia se o Rio atende aos quesitos para tornar-se Patrimônio Mundial da Humanidade

- Atualizado em

Ricardo Zerrener/Riotur
(Foto: Redação Veja rio)

O Rio pode conquistar mais um título neste sábado (30): o de Patrimônio Mundial da Humanidade. A decisão será tomada durante a 36ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O evento acontece em São Petersburgo, na Rússia, e conta com a participação de 21 países. Será a primeira vez que uma cidade inteira concorre ao título na categoria paisagem cultural. Desde 1992, quando o quesito foi criado, é utilizado para avaliar determinadas áreas urbanas restritas ou zonas rurais. Para acompanhar a decisão, viajaram à Rússia a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida.

A candidatura foi lançada em 2009 e, para causar impressão ao júri, foram destacados os principais cartões postais cariocas, como o Pão de Açúcar,o Aterro do Flamengo, a Floresta da Tijuca e o Corcovado. Caso consiga o selo, será reforçado o compromisso dos governos federal, estadual e municipal de trabalharem juntos para preservar as belezas naturais da cidade No total, a Unesco possui 911 patrimônios culturais e naturais tombados, sendo 18 são brasileiros. Entre eles, consta a cidade mineira de Ouro Preto.

Fonte: VEJA RIO