DIVERSÃO

É Natal! Confira as atrações natalinas cariocas

Selecionamos 15 atrações de Natal, com pista de patinação, cidade cenográfica e muitos Papais Noéis para você aproveitar as atrações espalhadas pela cidade

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

papai.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Natal está chegando e com ele, a agenda de eventos natalinos. Esperado o ano inteiro, o Papai Noel ganhou uma vila inteira com 6 000 metros quadrados para homenageá-lo. Localizada no Jardim de Alah, tem ursos polares com 4 metros de altura e uma casa onde o bom velhinho recebe os visitantes, além, é claro, de uma fábrica de brinquedos. A área verde na divisa entre Ipanema e o Leblon também recebeu um festival de presépios. Neste ano foi inaugurada ainda a Árvore de Natal do Alemão, localizada em frente à estação do teleférico do Morro do Adeus.

Nos shoppings, a competição é por quem chama mais atenção. No Rio Sul, em Botafogo, uma pista de patinação traz para o calor carioca o esporte popular nos países de inverno rigoroso. Já a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, está com iluminação especial. Foram instaladas na agência do Itaú 5 000 microlâmpadas e 60 refletores. Na Zona Oeste, o Barra Shopping investiu 5 milhões de reais, com direito a árvore de 13 metros de altura coberta por 8 700 cristais swarovski e sorteio de carros.

Zona Sul

Vila do Papai Noel

Até o dia 27 de dezembro, uma vila cenográfica recria o Polo Norte em pleno Jardim de Alah. Todas as casas são iluminadas e cobertas por neve artificial. No Correio do Polo Norte, um envelope gigante abriga as cartinhas com pedidos de Natal. De sexta a domingo, haverá teatro de fantoches, marionetes, mágico e recreadores, sempre das 17h Às 19h. Para os adultos, acontecem apresentações das 20h às 22h. Em volta, 20 presépios enfentam os jardins do canal.

vilapapainoel.JPG
(Foto: Redação Veja rio)

Botafogo Praia Shopping

A clássica com foto com Papai Noel pode ser tirada no primeiro piso diariamente, das 10h às 22h. No segundo piso, as crianças interagem com renas falantes e uma sala do Noel exibe motivos natalinos. Aos domingos, dias 11 e 18, a partir das 15h, gnomos, duendes e soldadinhos de chumbo interagem com as crianças nos corredores do shopping, distribuindo balões, máscaras e outros mimos.

Onde: Praia de Botafogo, 400, tel. 3171-9559

Praça Nossa Senhora da Paz

Na aprazível Praça de Ipanema, a agência do banco Itaú foi toda iluminada por 5 000 lâmpadas e 60 refletores para a data festiva. Com o tema A Fantástica Fábrica de Brinquedos de Papai Noel, a agência tem ainda 150 brinquedos, 4 000 bolas decorativas e 20 pinheiros.

Onde: Rua Visconde de Pirajá, 338 , Ipanema

personalite.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Shopping Leblon

Com festa baseada nos costumes italianos, tem correio para o Papai Noel localizado próximo à árvore, no primeiro piso. Lá, as crianças podem deixar cartinhas para o velhinho, e todas serão respondidas. Adaptado aos tempos globalizados, o Papai Noel é poliglota e pode atender os fãs em português, inglês, italiano e espanhol. Cada foto com ele sai a 25 reais.

Onde: Avenida Afrânio de Melo Franco 290, Leblon, tel. 2430-5122

Rio Sul

Com investimentos de 3 milhões de reais, o shopping está iluminado por 80 000 microlâmpadas de LED e 3 000 adereços natalinos. Papai Noel atende os visitantes no primeiro piso, em frente a uma loja de eletrodomésticos. No Espaço Rio Sul, no G3, uma pista de patinação no gelo, com cerca de 6 metros de comprimento, é uma oportunidade para se divertir como europeus e americanos nesta época do ano. Cada sessão de 30 minutos custa 20 reais.

Onde: Rua Lauro Müller 116, Botafogo, 2122-8070

riosul.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Zona Norte

Shopping Tijuca

Uma banda formada por ursos polares anima o centro comercial tijucano e o Expresso do Natal leva as crianças para um passeio, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 12h às 21h, por 8 reais. Ao lado de um trenó de madeira em tamanho natural, Papai Noel tira fotos por 20 reais e lembrancinhas como canecas, camisetas e quebra-cabeças podem ser comprados a partir de 10 reais.

Onde: Avenida Maracanã, 987, Tijuca, tel. 2176-6000

Madureira Shopping

Quem quiser tirar foto com Papai Noel basta levar máquina, que o momento pode ser registrado gratuitamente , de 10h às 22h. Um urso falante interage com as crianças e conta histórias em cenário coberto com pufes. Quem gastar 250 reais em compras no centro comercial pode levar uma miniatura do urso para casa, basta apresentá-las no stand, no terceiro piso, próximo à Praça de Alimentação.

Onde: Estrada do Portela, 222, Madureira, tel. 2488-1342

Ilha Plaza Shopping

Decorado com 300 bonecos de pelúcia e 80 000 mil lâmpadas, tem decoração que pode ser admirada pelos pequenos a bordo de um trenzinho. Os enfeites são confeccionados com material ecologicamente correto, como raspas de pneu e madeira certificada.

Onde: Avenida Maestro Paulo e Silva, 400, Ilha do Governador, tel. 2468-8100

ilhaplaza.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

NorteShopping

Com temática Disney, tem personagens como Pateta, Minnie e Mickey em seus corredores. Vento e neve cenográfica caem sobre os visitantes, que podem ainda interagir com marionetes dos personagens.

Onde: Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi, tel.

Árvore Natal do Alemão

Inaugurada com queima de fogos e distribuição de brinquedos no dia 3, possui 20 metros de altura e é revestida por telas de LED. A partir de sexta (9), a comunidade carioca terá Papais Noéis circulando por todos os teleféricos e , no dia 17, a partir das 13h, o Comando Militar do Leste realiza atividades para crianças e distribuição de brinquedos. A programação vai acontecer no Campo do Sargento, em Inhaúma, e no Campo da Ordem, na Penha.

Via Brasil

A graça está nos espelhos próximos à árvore, que distorcem as formas e podem emagrecer, engordar e esticar o visitante. Uma floresta encantada conta com animais que se movem e pode-se admirar a decoração de uma mini roda-gigante. O ingresso custa 5 reais.

Onde: Rua Itapera, 500, Irajá, tel. 3445-8872

Zona Oeste

West Shopping

Para os pequenos se divertirem, foram montados um carrossel e um trenzinho. Os brinquedos podem ser aproveitados por 10 reais. Em pequenas casinhas de madeira, duendes fabricam sinos acompanhados por Papai Noel.

Onde: Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande, tel. 3514-1000

Recreio Shopping

Seis bonecos eletrônicos do Papai Noel estão em exibição no segundo piso. Quem quiser, pode tirar fotos a 20 reais na cadeira e tirar foto com o velhinho.

Onde: Avenida das Américas, 19.019, Recreio, tel. 2138-9888

BarraShopping

Com investimento milionário, o centro comercial tem uma árvore de natal coberta por quase 9 000 cristais como principal atração. Quem quiser tirar foto com Papai Noel deve desembolsar 25 reais ou 30 reais caso queira levar em CD para casa.

Onde: Avenida das Américas, 4.666, Barra, tel. 3089-1000

swarovski.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Niterói

Plaza Shopping

Com inspiração nos relógios cuco, terá trenzinho funcionando no primeiro piso de segunda a sábado, das 10h às 23h, e domingos, das 12h às 21h. Já o Papai Noel atende durante a semana e aos sábados das 10h às 22h, e domingo, até às 21h.

Onde: Rua XV de Novembro, 8, Niterói, tel. 2621-9400

Fonte: VEJA RIO