DIVERSÃO

Dez curiosidades sobre Os Muppets

Os detalhes, fatos engraçados e cenas a que você deve prestar atenção em Os Muppets. O filme, que estreia no Brasil na sexta (2), reúne novamente a turma de fantoches que fez sucesso nos anos 70

Por: Louise Peres - Atualizado em

muppets1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Surgidos no show de variedades que explodiu nos Estados Unidos em 1976, em que recebiam convidados especiais e atrações como esquetes, números musicais e mágicas, Miss Piggy, Caco, Gonzo, Fozzie e companhia certamente estiveram presentes na sua infância. Criados pelo americano Jim Henson nos anos 50, os Muppets foram parar nos cinemas, ganharam vários programas especiais na TV americana e viraram um desenho animado em que a porquinha, o sapo, o urso e outros inúmeros animaizinhos apareciam em versão baby (Os Muppet Babies, sucesso no Brasil nos anos 80, lembra deles?). Em 2011, os fantoches comediantes estão juntos novamente nas telonas em seu sétimo longa. Para você que é fã deles e estava com saudades, listamos dez curiosidades sobre atores, cenas e detalhes dos bastidores da produção.

1 - Doze anos depois

O filme marca a volta dos Muppets às telonas após um hiato de doze anos - o último título estrelado por eles, Muppets do Espaço, foi lançado em 1999. A produção de 2011 é ainda a primeira lançada depois que os direitos de propriedade dos personagens de Jim Henson foram cedidos à Disney, em 2004. O primeiro filme deles, The Muppets Movie, foi lançado em 1979.

2 - O sapo mudou de nome

Se você via o desenho Muppet Babies, vai lembrar que, na versão brasileira, o sapinho verde se chamava Caco. No filme, o anfíbio atende pelo nome de Kermit, nome original do personagem. Estranhou? O Google também. Faça o teste: no Google Tradutor, digite a frase "Kermit, Gonzo e Piggy" e selecione a tradução do inglês para o português. Para o gigante de buscas, na nossa língua Kermit continua sendo Caco!

3 - Um protagonista que é fã

O ator Jason Segel, que vive o protagonista Walter, é também produtor e roteirista do filme. Assim como seu personagem, Segel é fã dos bonecos e teve a ideia de escrever a história em que os Muppets se reencontram após anos separados para tentar salvar o estúdio onde gravavam seu antigo programa. A construção, localizada em Hollywood, corre o risco de ser demolida por um empresário que deseja explorar petróleo no local. Para evitar o pior Kermit (ou Caco) conta com a ajuda de Walter e de sua namorada, Mary (vivida por Amy Adams), para reunir os muppets, que seguiram caminhos diferentes: Miss Piggy é editora plus size da Vogue Paris, Fozzie se apresenta com a banda tributo Os Moopets, e Gonzo virou empresário de encanamentos.

4 - Show de talentos

Para salvar o estúdio Muppets, os bonecos pedem a uma executiva de TV um espaço no canal para transmitir um show beneficente, com a renda revertida para a compra do prédio. Como participações especiais, a atriz Whoopi Goldberg, Selena Gomez, o ator Jack Black, Dave Grohl, vocalista do Foo Fighters, e Jim Parsons, o Sheldon da série de TV Big Bang Theory, entre outros.

muppets6.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

5 - Homenagem ao criador

Preste atenção à imagem de Jim Henson, que aparece em um cartaz fora do Teatro Muppet. Outra foto do criador dos Muppets, falecido em 1990, aparece na parede do antigo escritório de Kermit.

6 - Hit cacarejado

Durante o "Teleton" dos Muppet, um grupo de galinhas cacareja uma versão do hit F*** You, do cantor Cee-Lo Green. Na cerimônia do 53º Grammy Awards, este ano, Green cantou a música usando uma escalafobética fantasia de penas, em homenagem a Elton John.

[---V---]

7 - Era o Google mesmo

Na sequência em que os Muppets são resgatados de seus empregos atuais, Scooter é mostrado em uma recepção do Google. E, de fato, a cena foi filmada em realmente um escritório real: é a recepção do escritório do Google em Zurique.

8 - Como em O Diabo Veste Prada

Em Os Muppets, a atriz britânica Emily Blunt revive o papel que interpretou em O Diabo Veste Prada: ela viveu a assistente da megera Miranda Priestly (inspirada na diretora da Vogue americana, Anna Wintour). Desta vez, ela é ajudante de Miss Piggy na Vogue Paris. O filme também marca a primeira vez que Emily e o marido, o ator John Krasinski, atuam em um mesmo título - os dois, porém, não contracenam em nenhum momento.

muppets8.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

9 - Mickey subliminar

No final do filme, quando a câmera se inclina em direção ao céu mostrando fogos de artifício, perceba que três das explosões têm o formato da cabeça do Mickey Mouse - provavelmente uma alusão ao fato de a franquia Muppet agora pertencer à Disney.

10 - Terceira estreia

O Brasil é o terceiro país a receber o filme. Após a première em Hollywood, em 12 de novembro, Os Muppets estreou apenas no Canadá e nos Estados Unidos, no dia 23, véspera do feriado de Ação de Graças, e agora desembarca em solo tupiniquim. Em tempo: em Portugal, onde o filme estreia somente no dia 2 de fevereiro de 2012, o filme se chama Os Marretas.

Fonte: VEJA RIO