COMIDA

Onde comprar frutos do mar

Chefs indicam onde encontrar os melhores peixes e pescados do Rio. Tome nota também das receitas com as iguarias do mar fresquinhas que os mestres-cucas levam à mesa

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

bacalhau.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Todo cuidado é pouco na hora de preparar pratos à base de frutos do mar. Não se pode bobear: os pescados devem estar sempre fresquíssimos para garantir o sabor e evitar desarranjos inconvenientes. Quer saber onde os melhores cozinheiros da cidade compram as iguarias do mar servidas em seus restaurantes? Confira a lista secreta dos chefs e escolha entre dez receitas saborosas.

Bacalhau

Onde comprar: a dica do tradicionalíssimo Barsa, restaurante eleito o melhor da categoria Bom e Barato na edição especial Comer & Beber 2011/2012 de VEJA Rio é procurar o gadus morhua, bacalhau nobre com posta mais alta e carne bem branca, da marca Bom Porto. No CADEG (Rua Capitão Félix, 110, Benfica) é possível encontra-lo em diferentes apresentações, como lombo dessalgado, filé e até inteiro.

Receita: bacalhau do rei, com alho dourado, alcaparras, azeitonas, batatas e ovos.

Atum

Onde comprar: a chef Carol Caldas, do Santa Satisfação, indica a Mermeid Frutos do Mar (www.mermeid.com.br), que entrega em domicílio. São diversas opções como camarões, peixes em posta, filés de peixe, vôngoles, lagosta, mexilhões e, claro, atum.

Receita: atum florescer, levemente grelhado com crosta de chia, brotos de alfafa, batata doce e trouxa de legumes no vapor.

Salmão

Onde encontrar: o chef Marcones Deus, do restaurante Pax, encomenda todos os pescados da casa na peixaria Frescatto (tel. 3527-9393, www.frescatto.com.br), em Duque de Caxias.

Receita: salmão com crosta de gergelim e salada exótica de manga

Camarão

Onde encontrar: o chef Marcos Sodré, do Sawasdee Bistrô, abastece sua dispensa com peixes garimpados na feira livre do Leblon, que acontece às quintas-feiras. Lá ele compra cherne, salmão, atum, camarão e polvo. ?Eu não sou fiel a nenhum a barraca. Gosto mesmo é de garimpar e ver o que está melhor e mais fresco?, diz. O camarão, por exemplo, deve estar firme, com a carapaça brilhante e cor homogênea, sem cascas, barbatanas ou olhos descolando. Cabeça e rabo escuros são indícios de deterioração.

Receita: arroz jasmin com camarões ao curry

Polvo

Onde encontrar: o chef peruano Marco Espinoza, do Lima Restobar, compra o polvo da casa na Peixaria Só Peixe, onde os pescados são de excelente qualidade e estão sempre frescos. Como os frutos do mar são muito usados na culinária peruana, a procedência das iguarias é de primeira importância.

Receita: causa la oliva, polvo grelhado com purê e salada e maionese de azeitonas

Ostras

Onde encontrar: o restaurateur Marcelo Torres, à frente do Grupo Best Fork (Giuseppe Grill, Giuseppe Grill Mar, Laguiole, Giuseppe, Clube Gourmet e Bar MAM) indica a Fazenda Marinha Atlântico Sul, de Santa Catarina, com representante no Rio (Mônica: 8128-7956).

Receita: ostras na brasa

Lagostas

Onde encontrar: o chef Marcelo Cheble, do Skinna, restaurante de clientela cativa no Jardim Oceânico, Barra, indica o Mercado São Pedro, em Niterói, famoso centro de comércio de frutos do mar.

Receita: risoto de lagosta com aspargos e brie

Vieiras

Onde encontrar: o chef Pascal Jolly abastece o bistrô Chez L?Ami Martin com peixes e frutos do mar da Peixaria do Leme (tel. 2542-8248) ou do Mercado do Produtor, na Barra. ?O Vicente, da Peixaria do Leme, já sabe do que preciso e me manda o que tem de melhor. Na Barra tenho confiança na Dona Rosa e nos peixeiros dos boxes 13 e 15?, revela.

Receita: linguine de vieiras

Lula

Onde encontrar: segundo o restaurateur César Hasky, do Ten Kai, o Mercado São Pedro, em Niterói, concentra a melhor oferta de frutos do mar. No box 102, do Romeu, a dica são as sardinhas. Já o box 123, do Ademir, tem excelentes camarões e lula. Salmão é na Peixaria do Alex, box 128; polvo no box 133, do Luiz, e lagostas e lagostins no box do Rogério. Para comprar o melhor atum, procure o Abud no pátio do mercado (tel. 8732-1566), que Hasky frequenta há mais de 20 anos. "O melhor horário para encontrar tudo fresquíssimo é logo pela manhã, às 6h30", avisa o chef.

Receita: sushi de tentáculos de lula

Siri

Onde encontrar: no Siri Mole & Cia, a carne de siri vem da Peixaria São Judas Tadeu (tel. 2515-1100), no bairro do Estácio, que também tem peixes e outros frutos do mar frescos sempre frescos e de qualidade.

Receita: casquinha de siri

Fonte: VEJA RIO