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O Rio de Janeiro contado nas páginas da literatura

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, na última quinta (29), VEJA RIO listou dez clássicos em que a cidade aparece como o protagonista da história

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 2 jun 2017, 12h23 - Publicado em 28 out 2015, 20h41

1808, Laurentino Gomes

A obra trata de forma bem humorada a chegada da Família Real Portuguesa ao Rio em 1808. De forma paralela o autor faz um retrato da cidade e sobre a formação política do país. Entre os episódios históricos mostrados o texto estão as guerras napoleônicas, revoluções republicanas e a escravidão.

Fim, Fernanda Torres
Fim, Fernanda Torres ()

Fim, Fernanda Torres

O livro traz cinco amigos cariocas, que à beira da morte lembram-se de passagens marcantes de suas vidas: como casamentos, separações e arrependimentos. Todos têm personalidades bem diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida. Ao redor deles pairam mulheres de vários perfis e um padre em crise com a própria vocação e outros vários tipos retirados pela autora das ruas da cidade.

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O Cortiço, Aluísio Azevedo
O Cortiço, Aluísio Azevedo ()

O Cortiço, Aluísio Azevedo

O romance publicado em 1890 é uma das obras de maior destaque do Naturalismo no Brasil. Os personagens são os moradores de um cortiço no Rio de Janeiro. O tipo de moradia é relacionada a formação das favelas. Lá, moram personagens que não se misturavam com a classe dominante, que se envolvem em vários conflitos decorrentes do meio em que vivem.

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Triste Fim de Policarpo Quaresma ()
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Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto

A história se passa no fim do século XIX e narra a história do major Policarpo Quaresma, um nacionalista extremado, que tem uma visão sobre o pais que é motivo de desdém e ironia. Interessado em livros de viagem, defensor da língua tupi e o personagem é um patriota, que deseja defender a nação a todo custo. A trama é ambientada no Rio entre os períodos da Proclamação da República e durante os primeiros governos presidenciais do país.

a moreninha
a moreninha ()

A Morerinha, de Joaquim Manuel de Macedo

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O romance tem como história central o romance entre Augusto e Carolina e tem como cenário as praias da Ilha de Paquetá, na Baia de Guanabara. O texto narra os usos e costumes do país na época do Segundo Império, quando a sociedade seguia os padrões ditados pela moda europeia.

as esganadas
as esganadas ()

As Esganadas, de Jô Soares

O romance policial conta as aventuras de um grupo de investigadores atrás de um serial killer pouco tradicional: o dono de uma agência funerária. Com muito humor e narrativas cinematográficas, o filme retrata o Rio de Janeiro na década de 1930, em pleno governo do Estado Novo, com Getúlio Vargas como presidente.

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O Anjo Pornográfico
O Anjo Pornográfico ()

O Anjo Pornográfico, de Ruy Castro

A biografia do escritor e jornalista Nelson Rodrigues tem como o Rio de Janeiro como cenário. Locais como a vila onde morou na Zona Norte e o próprio Maracanã são palcos de histórias sobre a vida do polêmico autor de títulos como A Vida Como Ela É, A Falecida e Bonitinha, Mas Ordinária.

Agosto, Rubem Fonseca
Agosto, Rubem Fonseca ()
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Agosto, Rubem Fonseca

O autor mescla ficção e realidade numa história que tem se passa as vésperas do suicídio de Getúlio Vargas. Em 1º de agosto de 1954, um empresário é assassinado e outro crime é planejado na sede do governo federal. A cidade em seus tempos áureos surge em meio a trama criada pelo autor.

Cidade Partida
Cidade Partida ()

Cidade Partida, Zuenir Ventura

O jornalista faz um relato sobre a vida dos moradores da favela de Vigário Geral, onde a violência é a linguagem do cotidiano. Por outro lado, ele conta como a sociedade civil se mobilizou contra a violência, que resultou no movimento Viva Rio. O livro é um relato emocionado, com direito a histórias surpreendentes e heróis inusitados.

Dom Casmuro, Machado de Assis
Dom Casmuro, Machado de Assis ()

Dom Casmuro, Machado de Assis

Considerado uma das obras-primas da literatura nacional, o livro mostra o enigmático triângulo amoroso formado por Bentinho, Capitu e Escobar. A narrativa se passa no Rio de Janeiro, no Segundo Império, em meio a vida dos aristocratas da época.

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