Cidade

Praia de Ipanema ganha mirante em dezembro

Localizada no Posto 9, estrutura será ecologicamente correta e cercada por vegetação

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

deck.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A praia de Ipanema vai chegar ao próximo verão com uma novidade. É o que promete e prefeitura, que pretende inaugurar até o final de dezembro um mirante. Feito com madeira plástica, material ecologicamente correto e reciclável, será um ponto de observação para as ilhas Cagarras. O espaço vai ter 72 metros quadrados e será construído no Posto 9, em frente à Rua Vinícius de Moraes, com um custo de R$ 60 000. O dinheiro faz parte de uma parceria da prefeitura com a iniciativa privada, que terá entre outras marcas, a participação da Grendene.

Outra novidade será o plantio de vegetação nativa, mesmo modelo já aplicado em dunas daquela praia. Serão introduzidas 700 mudas da espécie ipoméia, bastante comum nas areias do Rio até os anos 50. A nova atração terá ainda uma ducha movida a energia solar, que retira a água do lençol freático localizado a 9 metros de profundidade.

No início dos anos 70, uma outra estrutura montada ali virou ponto de encontro de artistas e intelectuais. Utilizado para as obras de construção do emissário submarino de esgoto, o píer de Ipanema tornou-se um hit no verão de 1972. Na busca de maior liberdade em meio à ditadura militar, a região tornou-se ponto de encontro da contracultura e teve como frequentadores Gal Costa, Lulu Santos, Caetano Veloso, Jards Macalé e outras figuras importantes do cenário cultural. O consumo de maconha feito em larga escala colaborou para o Posto 9 ser chamado por um novo nome: Dunas do Barato. Quem sabe o próximo verão fique marcado pelo sucesso do mirante.

Fonte: VEJA RIO