Continua após publicidade

Guia de bens tombados do Rio é relançado

Principal novidade da quinta edição do livro é o aplicativo para smartphone e a versão em inglês

Por Da Redação
Atualizado em 2 jun 2017, 13h12 - Publicado em 17 fev 2014, 16h38

Se somarmos todos os bens tombados do Rio, a conta fechará em quase três mil itens sob proteção municipal, estadual ou federal. Não é de hoje que existe uma publicação, de periodicidade irregular, que reúne em um livro informações sobre cada um. Mas pela primeira vez o Guia dos Bens Tombados da Cidade do Rio de Janeiro, que acaba de ser lançado em sua quinta edição, ganha uma versão em inglês e um aplicativo para smartphone, já disponível para ser baixado gratuitamente.

Foto-3.jpg
Foto-3.jpg ()

Tanto no guia impresso quanto no digital, é possível acessar informações – um breve histórico, endereço, data e esfera de tombamento – sobre tudo o que está protegido na cidade, da estátua do Cristo Redentor à fábrica de chocolates Bhering, na Zona Portuária, desativada desde 1990. “Temos seguido uma política de patrimônio que olha para todo o Rio. No subúrbio, por exemplo, há um acervo de bens culturais materiais e imateriais essenciais à memória da cidade”, diz Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Ele dá como exemplo a igreja art-déco Nossa Senhora de Bonsucesso, com sua torre escalonada, de 1930.

Da quarta para a quinta edição, o guia ganhou 220 novos bens materiais e imateriais. Quando foi lançado pela primeira vez, em 1992, eram 461 itens – seis vezes menos que hoje. “A questão da proteção ao patrimônio ganhou força no Brasil nas últimas décadas. O guia é uma ferramenta importante, entre outras coisas, para a cidade se conhecer melhor”, diz Fajardo.

Continua após a publicidade

São mais de dois mil bens arquitetônicos, 23 bens imateriais – como o Jongo da Serrinha, por exemplo – e cerca de 200 estátuas, monumentos, coretos, fontes e chafarizes espalhados por 84 bairros da cidade. O aplicativo tem o mesmo conteúdo da versão impressa. Nele, é possível encontrar os bens tombados mais próximos, fazer busca por nome, bairro ou endereço e aprender o caminho até os locais.

O livro, que terá oito mil exemplares, pode ser adquirido na sede do IRPH, na Rua Gago Coutinho, 52, 3º andar, em Laranjeiras.

Foto-5.jpg
Foto-5.jpg ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.