Novo aplicativo

Novo aplicativo ajudará cariocas a se prevenir das chuvas

Projeto do IPP monitorará em tempo real a quantidade de chuva derramada em diferentes regiões da cidade e dará dicas de locais de proteção emergencial próximos a áreas de risco

Por: Cibele Reschke

ipanemachuva.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um novo aplicativo capitaneado pelo Instituto Pereira Passos (IPP) promete ajudar na prevenção de desastres relacionados a tempestades, já que sua tecnologia permitirá a visualização em tempo real da intensidade das chuvas que ocorrerem na cidade do Rio de Janeiro, apuradas pelos pluviômetros do sistema Alerta Rio, projeto Fundação Instituto de Geotécnica (GeoRio).

+ Dez aplicativos de previsão do tempo

O Mapa Digital do Sistema de Alerta e Alarme Comunitário vai entrar em funcionamento no próximo domingo (22), dia em que se comemora o dia mundial da água, comemorado desde 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Através do recurso, também será possível acessar o histórico de chuvas de acordo com a estação do ano, o acumulado mensal ou anual, além de registros históricos e o volume de precipitações por ano.

Áreas de risco também podem ser monitoradas pela ferramenta, que terá acoplado o sistema de sirenes e alarmes comunitários, iniciativa da subsecretaria de defesa civil. O serviço mostra os pontos em que os moradores de regiões arriscadas podem se alojar caso necessário. Para conhecer o mapa, basta acessar o site http://portalgeo.rio. rj.gov.br/Mapa_Digital_Rio/MapaDeChuva.

Fonte: VEJA RIO