COTIDIANO

Biblioteca do CCBB reabre após dois anos

Fechada para reforma em 2010, a biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil reabre na sexta (12), com novidades como o espaço do audiolivro e a sala infantojuvenil

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

biblioteca.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Após dois anos de de reformas, que consumiram 3,5 milhões de reais, a biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil reabre ao público na próxima sexta (12). Com 130.000 exemplares e um espaço de 2.200 metros quadrados, a biblioteca traz novidades como a nova sala infanto-juvenil e uma seção de audiobooks. Para diminuir o espaço ocupado pelas publicações, o CCBB optou por estantes deslizantes, que estão presas ao teto e são facilmente movidas de lugar. Qualquer carioca pode ter acesso ao valioso arquivo, podendo, incluisive, realizar empréstimos, basta se cadastrar no próprio local.

Criada em 1931, a biblioteca reúne hoje exemplares de publicações raras. Entre as relíquias guardadas estão 39 volumes da Enciclopédia escrita pelo filósofo francês Denis Diderot (1713-1784) e lançada em 1778. Outros tesouros do acervo são edições raras de escritores nacionais, como Manuel Bandeira (1886-1968) , Jorge Amado (1912-2001) e Machado de Assis (1839-1908), com ilustrações do pintor Di Cavalcanti (1897 -1976) e Candido Portinari (1903-1962). Para quem deseja entender o passado do Brasil e do mundo, destaca-se ainda a coleção com 280 exemplares de folhetos publicados ao longo do século XVII E XVIII, precursores do jornalismo atual.

biblioteca2.JPG
(Foto: Redação Veja rio)

Grande novidade da reinauguração, a sala de audiobooks é outra opção para os amantes da literatura. No confortável espaço com capacidade dez pessoas, o visitante terá a opção de ouvir o conteúdo de 150 títulos, assim como obras de música clássica da prestigiada publicação inglesa BBC Music. Já as crianças terão um espaço reservado a elas, a sala infantojuvenil. Lá, 4.000 títulos infantojuvenis estão à disposição dos pequenos. O espaço conta ainda com mobiliário adaptado aos jovens leitores.

A abertura da biblioteca marca ainda o início de uma intensa programação cultural. O primeiro será o Festival Literário, que acontece entre os dias 12 e 16 de outubro e terá a participação de autores, leituras temáticas, depoimentos e mesas redondas (saiba aqui a agenda). Na sala infantojuvenil, atrações como oficinas de pintura, apresentações de mímica e encenações de clássicos do folclore brasileiro serão as principais atrações da agenda (confira aqui a programação completa).

Veja também:Dez motivos para visitar o CCBB

Fonte: VEJA RIO