COTIDIANO

Papai Noel por um dia

Veja uma lista com 20 lugares que estão arrecadando doações e deixe mais feliz o Natal de quem precisa

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

christian-parente-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Além de reunir a família, o Natal é tempo de pensar no próximo e ajudar quem precisa. Diversas instituições e estabelecimentos da cidade organizaram campanhas de arrecadação brinquedos e outros donativos para estimular a solidariedade dos cariocas. Ficou com vontade de ajudar também? Ainda dá tempo! Veja uma lista com vinte lugares que recebem doações para o Natal.

Viva Rio

Até o dia 20 de dezembro, o Programa de Voluntariado do Viva Rio recebe doações de brinquedos novos ou usados e roupas através da campanha Criança Feliz, Natal Feliz!. Além de estações de metrô e shoppings da cidade, as doações podem ser feitas na sede da instituição. Os itens arrecadados serão doados a crianças de instituições e comunidades cadastradas junto ao programa de Voluntariado do Viva Rio.

Rua do Russel, 76, Glória. Tel. 2555-3750.

Shopping Leblon

Pelo segundo ano consecutivo, o shopping promove, até o dia 20 de dezembro, a campanha de Natal Ilumine um Sonho. A iniciativa visa incentivar a solidariedade e mobilizar os frequentadores a apadrinharem, neste final de ano, crianças e jovens atendidos por diversas instituições beneficentes da cidade. As Instituições que participam da iniciativa são: Saúde Criança Zona Sul ? Responder, Saúde Criança, Associação Creche Viva, Saúde Criança Ilha, Saúde Criança Zona Oeste, Instituto da Criança, Saúde Criança Petrópolis, Centro Brasileirinho e Associação Educacional Franscisca Nubiana da Silva. Os interessados em participar podem retirar as cartas escritas pelas crianças e escolher o presente adequado aos dados da criança, fazendo a entrega no próprio shopping. Todos serão informados por e-mail sobre o andamento da campanha e a entrega do presente para seu afilhado de Natal.

Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, 3º piso, Leblon.

Instituto Nacional do Câncer

O INCA recebe doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, através do programa INCAvoluntário. Os itens de maior urgência são alimentos não perecíveis, leite em pó integral, além de itens para higiene pessoal. A ajuda dos doadores de sangue também é sempre necessária e pode ser feita na sede do hospital, na Praça da Cruz Vermelha.

Rua Washington Luiz, 35, Centro. Tel. 3207-4585.

Madureira Shopping

Em parceria com a ONG Viva Rio, o shopping participa da campanha Criança Feliz, Natal Feliz, que recolhe, até o dia 20 de dezembro, brinquedos novos e usados. Tudo o que for arrecadado será entregue às instituições de caridade do estado cadastradas no Viva Rio, por meio do Programa de Voluntariado.

Estrada do Portela, 222, 1º piso, Madureira.

Shopping Rio Sul

Em parceria com a ONG Viva Rio, o shopping participa da campanha Criança Feliz, Natal Feliz, que recolhe, até o dia 20 de dezembro, brinquedos novos e usados. Tudo o que for arrecadado será entregue às instituições de caridade do estado cadastradas no Viva Rio, por meio do Programa de Voluntariado.

Endereço: Rua Lauro Muller, 116, praça de eventos, 1º piso, Botafogo.

Colégio Sarah Dawsey

O Colégio Sarah Dawsey, com unidades no Leblon, Ipanema, Barra e Tijuca, recolhe doações de fraldas geriátricas, produtos de limpeza e alimentos não perecíveis. Todo o material arrecadado será enviado ao Lar de Daniel Cristóvão, um centro de atendimento a pessoas com deficiência em Sulacap, e ao Sodalício da Sacra Família, que cuida de idosas cegas em Jacarepaguá e na Tijuca. Quem quiser participar, pode levar as doações para qualquer uma das unidades do Colégio Sarah Dawsey, até o dia 18 de dezembro.

Unidade Leblon. Avenida Borges de Medeiros, 67. Tel: 2259-3688. Unidade Ipanema. Rua Alberto de Campos, 84. Tel: 2521-8506. Unidade Tijuca. Rua Professor Gabizo, 334. Tel: 3649-1216. Unidade Barra. Avenida Gilberto Amado, 223. Tel: 2522-3069.

Botafogo Praia Shopping

Em parceria com a ONG Viva Rio, até o dia 24 de dezembro, o shopping recebe doações de brinquedos novos que serão destinados às crianças da comunidade Santa Marta.

Praia de Botafogo, 400, Espaço Família, 4º piso, Botafogo.

Shopping Via Brasil

Até 15 de dezembro, o Shopping Via Brasil, em Irajá, realiza a campanha Papai Noel Solidário, que dará a todos a oportunidade de sentirem o que é ser Papai Noel por um dia: as pessoas poderão escolher cartas que várias crianças, entre 3 e 6 anos, escreveram para o Bom Velhinho com os pedidos de Natal. Os padrinhos podem ainda escrever uma carta para o ?afilhado? e receber informações sobre a creche, caso queiram visitá-la. A ação acontece em parceria com as instituições Creche Pequenos Passos e Casa da Criança do Amarelinho, e tem como objetivo dar ao público a chance de transformar o Natal dessas crianças em um momento mais mágico e feliz. A entrega dos presentes ocorrerá a partir do dia 16 de dezembro.

Rua Itapera, 500, 1º piso, Irajá (em frente ao Trevo das Margaridas).

Shopping Tijuca

O shopping recebe as doações até o dia 24 de dezembro. As roupas e brinquedos arrecadados serão doados para Emilien Lacay, em Jacarepaguá, que atende idosos e crianças moradores das comunidades da Cidade de Deus, Rio das Pedras, Gardênia Azul e bairros adjacentes.. A instituição é parceira da ONG Cruzada do Menor. Além dos donativos coletados, a Casa irá receber artigos do Achados e Perdidos do shopping.

Avenida Maracanã, 987, piso G2 (SAC), Tijuca.

BarraShopping

Em parceria com a Viva Rio, o shopping promove a campanha de arrecadação de brinquedos Criança Feliz, Natal Feliz. A urna está localizada na entrada C, próxima ao Concierge, e as doações, que podem ser feitas até o dia 20 de dezembro, vão beneficiar crianças de instituições cadastradas à ONG.

Avenida das Américas, 4666, Barra da Tijuca. Tel. 4003-4131.

barra-shp.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Metrô Rio

Em parceria com o Viva Rio, as estações de metrô arrecadam brinquedos novos e usados até o dia 20 de dezembro, que serão doados para instituições cadastradas à ONG. As doações podem ser feitas em oito estações: Siqueira Campos, Glória, Cinelândia, Carioca, Central, Saens Peña, Nova América/Del Castilho e Pavuna.

São Gonçalo Shopping

O shopping está arrecadando brinquedos novos e em bom estado para as crianças do Lar Adonai e do REAME, abrigos da cidade que recolhem crianças em situação de risco. Até o dia 18 de dezembro é possível contribuir para que os pequenos tenham um Natal mais feliz. No dia 19, as crianças passarão um dia de diversão no shopping, com cinema, parque de diversões e almoço na praça de alimentação. Ao final, o Papai Noel fará a entrega dos presentes doados pelos clientes.

Avenida São Gonçalo, 100, São Gonçalo.

Supermercados Extra e Pão de Açúcar

730 lojas e 3.000 voluntários participarão deste evento que será realizado dia 7 de dezembro, sábado

Por ocasião das festas de Natal, o Grupo GPA ? donos das lojas dos supermercados Extra e Pão de Açúcar - organiza, com o apoio da Fundação Grupo Casino, a Jornada da Partilha. Neste sábado (7), as lojas do grupo no Rio de Janeiro arrecadarão alimentos para famílias carentes. Para cada dez quilos de alimentos coletados, o Instituto GPA doará um quilo suplementar. A previsão é de que sejam arrecadadas 2000 toneladas de alimentos de primeira necessidade (arroz, feijão, macarrão, óleo, entre outros).

Extra Hipermercado Barra. Avenida das Américas 1.510, Barra da Tijuca. Extra Botafogo. Rua Voluntários da Pátria, 311, Botafogo. Extra Largo do Machado. Largo do Machado, 19/23. Pão de Açúcar Leblon. Rua José Linhares, 245, Leblon. Pão de Açúcar Ingá. Rua Paulo Alves, 42, Ingá, Niterói. Extra Alcântara. Estrada Raul Veiga, 243, São Gonçalo. Extra Hipermercado Méier. Rua Dias da Cruz, 371, Méier. Extra Hipermercado Grande Rio. Rua Rodovia Presidente Dutra, 4.200, São João de Meriti.

Bazar solidário Retoke em parceria com a ONG Reação

A marca Retoke realiza, nos dias 7, 15 e 21 de dezembro, um bazar em parceria com a ONG Reação, do ex-judoca Flávio Canto. Além da marca e de outras grifes, haverá peças exclusivamente destinadas à ação. Toda a renda arrecadada com a venda das peças das atrizes Fiorella Mattheis, Thaila Ayalla, Sophie Charlotte, Giovanna Ewbank e Débora Nascimento, além de camisetas com a marca da ONG, será revertida ao projeto esportivo.

7 e 21 de dezembro ? Teatro Odisseia. Avenida Mem de Sá, 66, Lapa. 14 de dezembro ? Barthodomeu. Rua Maria Quitéria, 46, Ipanema. Mais informações: www.fb.com/retoke.loja

Shopping Jardim Guadalupe

O Shopping jardim Guadalupe está realizando a campanha de arrecadação ?Criança Feliz, Natal Feliz?, em benefício da ONG Viva Rio. Até o dia 24/12 o shopping estará recebendo roupas e brinquedos que serão doados às crianças assistidas em várias instituições em comunidades do Rio e Grande Rio.

Avenida Brasil, 22155, Guadalupe.

Saúde Criança

A instituição, que trabalha para reestruturar e promover o autossustento das famílias de crianças em risco social, provenientes de unidades públicas de saúde, promove a campanha de doação Seja Amigo do Saúde Criança em que, com apenas R$ 1,00 por dia, é possível contribuir para a transformação da vida das pessoas atendidas. Para contribuir, basta entrar no site www.saudecrianca.org.br, clicar em ?como apoiar? e escolher o valor mensal a ser doado. Mais informações pelo telefone 2266-1414, ramal 28, ou pelo e-mail vania@saudecrianca.org.br.

Top Shopping

Em parceria com a ONG Viva Rio, o shopping participa da campanha Criança Feliz, Natal Feliz, que recolhe, até o dia 22 de dezembro, brinquedos novos e usados. Tudo o que for arrecadado será entregue às instituições de caridade do estado cadastradas no Viva Rio.

Rua Governador Roberto Silveira, 540, 1º piso, Centro, Nova Iguaçu.

Mentes de Ferro

O movimento Mentes de Ferro, que tem como objetivo estimular e unir esporte e sustentabilidade no Rio, promove a campanha Bike Friendly. A ação tem como objetivo receber doações de bicicletas usadas, que serão destinadas ao projeto Escola do Mar, de Rio das Ostras, que dá aulas gratuitas de triatlo para crianças carentes. Quem quiser doar uma bike usada pode ir à loja Decathlon, na Barra da Tijuca, nos dias 7, 10 e 11 de dezembro, onde ganhará um desconto para a compra de uma bicicleta nova, ou combinar a entrega à instituição através do e-mail mentesdeferro@gmail.com.

Decathlon. Avenida das Américas, 2000, Barra da Tijuca.

Shopping Downtown

Em parceria com o Viva Rio, o shopping arrecada doações de brinquedos a partir do dia 9 de dezembro até o final do mês. O depósito de arrecadação ficará no Espaço Cliente, localizado no bloco 17.

Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca.

Associação Pestalozzi

A associação faz campanha de arrecadação de presentes de Natal para as cerca de 700 crianças e adolescentes que estudam ou fazem tratamento na tradicional instituição filantrópica em Pendotiba. As doações podem ser feitas até o dia 6 de dezembro e a festa com o Papai Noel acontece no dia 12 de dezembro, às 10h. Para presentear uma das crianças, basta entrar em contato com a instituição e solicitar uma ficha com os dados da criança pelas redes sociais ou através do telefone 2199-4492. As doações podem ser entregues em diferentes pontos de Niterói.

Associação Pestalozzi. Estrada Caetano Monteiro, 857, Pendotiba. Águas de Niterói. Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 354, Centro. Sociedade Fluminense de Fotografia. Rua Doutor Celestino, 115, Centro. Terminal Rodoviário João Goulart. Rua Visconde do Rio Branco, Centro.

Fonte: VEJA RIO