DIVERSÃO

Músicos homenageiam Vinicius de Moraes em exposição na Caixa Cultural

A partir desta terça (19), exposição reúne obras de catorze músicos em homenagem ao Poetinha

- Atualizado em

haver-paulinho.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A Caixa Cultural inaugura nesta terça (19), a exposição O Haver ? Pinturas e Músicas para Vinicius. Idealizada pelo artista plástico Elifas Andreato, a mostra, que fica em cartaz até o dia 6 de janeiro, faz uma união de música a arte para homenagear os 100 anos de Vinicius de Moraes.

O projeto convidou catorze músicos brasileiros a criar individualmente canções inéditas ? instrumentais ou letradas ? inspiradas no poema O Haver, de Vinicius de Moraes. Depois, junto com Elifas Andreato, cada um desenvolveu uma pintura em homenagem ao poeta. Participaram Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Teresa Cristina, Edvaldo Santana, Badi Assadi, Celso Viafora, Antonio Nóbrega, Chico Cesar, Gabriel O?Pensador, e Renato Teixeira.

A exposição inclui ainda um programa com ações educativas, com o objetivo de valorizar a relação das obras expostas com o visitante. As visitas serão complementadas por atividades lúdicas similares às oficinas realizadas pelo artista e curador da mostra junto aos artistas da MPB em exposição, sendo oferecidos aos visitantes materiais similares (lápis aquarela e perfis de Vinicius de Moraes elaborados por Elifas Andreato) para produção de uma obra. O espaço de criação das oficinas estará sempre disponível para que o público também possa conhecer as oficinas com ajuda de um educador da exposição.

Além da exposição, o projeto deu origem a um DVD, um catálogo e um site que detalha todo o processo de produção das obras (www.ohaver.com.br). A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 3980-3815.

haver-paulinho-1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO