Cidade

Museu de Arte Contemporânea vira patrimônio nacional

MAC de Niterói passa por inédita reforma como parte das comemorações por seus 20 anos 

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

MAC
MAC: museu vira patrimônio do Brasil (Foto: Divulgação)

+ Confira mais informações sobre exposições no Rio

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói vai passar por uma inédita reforma, e será tombado como Patrimônio Nacional. OSuperintendente Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ivo Barreto, esteve no local nesta semana para uma reunião sobre o tombamento do museu.

Na reforma estão previstos um novo sistema de ar condicionado, a troca do piso, acessibilidade, iluminação de led, retirada das grades e a impermeabilização do teto do Museu. O programa de trabalho faz parte da celebração dos 20 anos do MAC, que será comemorado em 2016.

De acordo com Barreto, ainda no mês de março, vai ser publicado no Diário Oficial uma notificação que configura um tombamento provisório do Museu. Após ser analisada a integridade do bem e ao fim da reforma, o MAC já estará tombado como patrimônio histórico. Os integrantes do IPHAN, incluindo Ivo, visitaram todas as dependências do museu (subsolo, Bistrô, pátio externo, recepção, salão principal, varanda e mezanino), acompanhados pelo diretor do MAC, Guilherme Vergara, e pela diretora de unidades da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Roberta Martins.

Fonte: VEJA RIO