DIVERSÃO

Mostra cultural reúne diferentes linguagens poéticas em Jacarepaguá

Teatro, música, literatura e cinema compõem a programação gratuita do projeto Poética no Espaço Cultural Escola Sesc

- Atualizado em

moraes.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A partir desta terça (19), o Espaço Cultural Escola Sesc, em Jacarepaguá, recebe o projeto Poética. O evento, que acontece até o dia 23 de agosto, tem como objetivo aproximar a poesia e a palavra do grande público através de uma diversidade de linguagens - como teatro, música, literatura, cinema e rap. A programação, toda gratuita, inclui atrações como Moraes Moreira e o DJ português Sr. Alfaiate.

A abertura da mostra terá apresentação do espetáculo Cosmocartas - Hélio Oiticica e Lygia Clark, com direção de Renato Linhares e colaboração artística de Cesar Augusto. A peça faz uma imersão no universo de dois dos maiores ícones das artes visuais no Brasil e reúne no elenco os atores Renato Linhares e Cristina Flores, num texto teatral que é inspirado no livro Lygia Clark/Hélio Oiticica: Cartas 1964-1974. No mesmo dia, tem início o workshop de produção literária e musical com o rapper Vinícius Terra e o DJ Sr. Alfaiate - um dos mais premiados de Portugal.

Outro destaque da programação é o show de Moraes Moreira, no dia 22 de agosto. O cantor sobe ao palco para uma apresentação mais intimista, de voz e violão e, além de suas tradicionais canções como Preta Pretinha e Acabou Chorare, interpretará poemas seus e de outros autores como Paulo Leminski.

cosmocartas.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Confira abaixo a programação completa:

Workshop de produção literária e musical - Com Vinícius Terra e Sr. Alfaiate

Aos participantes serão oferecidas atividades múltiplas como: produção de texto lírico intertextualizando o Rap à literatura de língua portuguesa, conhecimentos técnicos de equipamentos e softwares, utilização e criação de beats em produção musical, manuseio, teoria e prática de performances de DJs. Antes da apresentação, os multiplicadores Vinícius Terra (Brasil) & Sr. Alfaiate (Portugal) realizarão um Pocket Show que misturará música, história do processo criativo individual e a produção de obras sonoras.

Data: 19, 20 e 21 de agosto (terça-feira a quinta-feira)

Horário: 11h

Local: Espaço Cultural Escola Sesc | Capacidade: 20 vagas | Duração: 4 horas

Classificação: 14 anos | Inscrições pelo email: espacoculturalescolasesc@gmail.com

Cosmocartas

Uma imersão no universo de dois dos maiores ícones das artes visuais no Brasil é a proposta central de "Cosmocartas - Hélio Oiticica e Lygia Clark", que estreou no Rio de Janeiro em 6 de dezembro, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica. Com os atores Renato Linhares e Cristina Flores, a peça tem direção de Renato Linhares e colaboração artística de Cesar Augusto. O espetáculo é inspirado no livro "Lygia Clark/Hélio Oiticica: Cartas 1964-1974" (Ed.UFRJ) e ganhou tratamento dramatúrgico assinado por Álamo Facó e Pedro Kosovski.

Data: 19 de agosto (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Teatro | Capacidade: 40 lugares

Duração: 90 minutos | Classificação: 14 anos

Distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo

Fragmentos de Beckett

É o quarto espetáculo encenado pelo Centro de Produção Teatral (CPT) e é constituído de 3 narrativas curtas e 2 peças curtas. Esses textos buscam apresentar, através do relato, um 'estado de divagação',uma sensação de que tanto faz se estamos de olhos abertos ou não. O espetáculo é trabalhado com um mínimo de luz e o público o assiste através de um tecido que desfoca a imagem. É uma peça para ser ouvida. TEXTOS: Ouvido no escuro I,Ouvido no escuro II, Teto, Improviso de Ohio e Comédie.

Data: 20 agosto (quara-feira)

Horário: 19h

Local: Foyer, Palco e Porão Torquato Neto

Capacidade: 40 lugares | Duração: 60minutos | Classificação: 14 anos

Distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo

Papo sobre Roberto Piva

Atividade exclusiva para alunos do Laboratório do Escritor, da Escola Sesc de Ensino Médio

Data: 21 de agosto (quinta-feira)

Horário: 17h

Local: Canto Poético | Capacidade: 20 lugares

Duração: 60 minutos | Classificação: 15 anos

Microfone Aberto

Pocket Show de Vinícius Terra e Sr. Alfaiate, interações poéticas, DJ e apresentação do Projeto Bandas da Escola Sesc de Ensino Médio, que foi criado em 2010 como extensão das oficinas de música, tendo como objetivo desenvolver o trabalho em equipe, promover o aprimoramento musical e estimular o protagonismo juvenil.

Data: 21 de agosto (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Galeria Urbana a Céu Aberto

Duração: 120 minutos | Classificação: Livre

Capacidade: 100 lugares

Distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo

Moraes Moreira

Com apresentações intimistas calcadas no violão e na voz, MORAES MOREIRA canta em seus shows um verdadeiro festival de canções que habitam a memória afetiva de todos nós : "Preta Pretinha", "Meninas do Brasil", "Forró do ABC" , "Bate Coração", "Bloco do Prazer" e "Acabou Chorare". Cantor e compositor do primeiro time da MPB, Moraes Moreira apresenta agora suas canções no Espaço Cultural Escola Sesc.

Data: 22 de agosto (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Teatro | Capacidade: 600 lugares

Duração: 60 minutos | Classificação: Livre

Ingressos: Entrega de senhas uma hora antes do espetáculo

"Só para os raros"

Atividade de interação exclusiva aos participantes da Mostra de Cinema e Literatura. Complementando a atividade, será exibido no dia 30/08 às 16h o filme "O Lobo da Estepe".

Data: 23 de agosto (sábado)

Horário: 19h

Local: Porão Torquato Neto | Capacidade: 25 lugares | Duração: 180 minutos

Classificação: 14 anos

O Espaço Cultural Escola Sesc fica na Avenida Ayrton Senna, 5677, Jacarepaguá. Mais informações pelo telefone 3214-7404 e no site www.espacocultural.escolasesc.com.br.

Fonte: VEJA RIO