COTIDIANO

Morre o humorista Chico Anysio

Comediante faleceu nesta sexta (23), no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

chicoanysio.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Faleceu nesta sexta (23), às 14h52, aos 80 anos, o comediante Chico Anysio. Internado há três meses no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, Chico sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu. Seu estado de saúde se agravou na última quarta (21), quando pioraram as funções respiratórias e renal. Criador de personagens marcantes ao longo de 65 anos de carreira, como Professor Raimundo, o Pantaleão e Salomé, deixou oito filhos e a esposa, Malga di Paula.

Confira uma galeria de fotos com a carreira de Chico Anysio

O comediante estava hospitalizado desde o dia 22 de dezembro, quando teve hemorragia digestiva. Mesmo com o problema controlado, contraiu uma infecção pulmonar e voltou à internação. Desde então, passava por sessões de fisioterapia respiratória e tratamento com antibióticos. Nesta semana, sofreu uma infecção pulmonar aguda e, na última quinta, foi operado para drenagem de um hematoma na pleura, membrana que envolve os pulmões. Em 2011, Chicou já havia passado 110 dias internado, sendo que 78 deles foram na UTI e 22 em coma induzido, devido a graves problemas cardiorrespiratórios. Fumante a vida inteira, Chico lutava contra o enfisema pulmonar.

Cearense de Mamanguape, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no dia 12 de abril de 1931. Veio para o Rio aos 7 anos, acompanhado pela mãe e os irmãos e a a primeira morada da família foi em uma hospedagem no bairro do Catete. Inicialmente queria ser advogado, mas desde jovem já realizava imitações de sucesso entre amigos. Seu primeiro passo na carreira foi aos 17 anos, na Rádio Guanabara, quando participou de um concurso de locução.

Dos anos 40 aos 60 trabalhou trabalhou em emissoras de rádio como diretor, ator e produtor, até migrar para a televisão no ínicio da década de sessenta. Ao longo da carreira foram 209 personagens, exibidos principalmente pela TV Globo, onde trabalhou por três décadas em programas como Chico City e Chico Anysio Show.

Fonte: VEJA RIO