EXPOSIÇÕES

Momentos de futebol-arte

No clima da Copa do Mundo, três mostras apresentam obras ligadas ao esporte

Por: Rafael Teixeira

roteiro-expos-01-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Leonardo Finotti

Mineiro radicado em São Paulo, o artista empreendeu, entre 2007 e 2013, uma investigação sobre a relação entre os campos de futebol na periferia da capital paulistana e o contexto social em que estão inseridos. Resultado dessa pesquisa, onze fotografias aéreas de gramados e clássicos campinhos de terra batida estão na individual Pelada, em cartaz na Luciana Caravello Arte Contemporânea. As fotos custam a partir de R$ 15?000,00. Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. → Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. O espaço fecha às 12h em dias de partidas no Maracanã e de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 19 de julho.

Eduardo Coimbra/divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Eduardo Coimbra

Na individual Futebol no Campo Ampliado, o carioca Coimbra exibe oito maquetes penduradas na parede, reproduções de estádios fictícios e absolutamente insólitos, com desenhos diferentes do convencional tanto nos limites do campo de jogo quanto em suas divisões internas. As obras são acompanhadas por textos que comentam cada estádio, escritos por apaixonados por futebol, como o compositor Aldir Blanc, o cartunista Cássio Loredano e o escritor Luis Fernando Verissimo. Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. → Terça a domingo, 12h às 18h. O espaço fechará às 12h30 na terça (17) e no dia 28. Até 10 de agosto.

Museu do Futebol/divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

FILE Rio 2014 e FILE Games Rio

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica apresenta duas exposições no Oi Futuro Flamengo, com instalações interativas e multimídia, aplicativos para tablets e computadores, animações e jogos. Uma das atrações é um campo vir­tual, no qual a bola se mexe pela ação do "chute" do visitante, captado por um sensor infravermelho. Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ? Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço fechará duas horas antes do horário dos jogos do Brasil na Copa do Mundo e dos jogos no Maracanã (neste último caso, volta a funcionar uma hora após o término da partida). Grátis. Até 27 de julho.

Fonte: VEJA RIO