CIDADE

Mirante na Praia de Ipanema será inaugurado no próximo fim de semana

Localizada no Posto 9, estrutura será ecologicamente correta e cercada por vegetação

- Atualizado em

deck.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Novidade prometida pela prefeitura para a praia de Ipanema neste verão, o mirante está quase pronto e deve ser inaugurado no próximo fim de semana. O espaço, de 72 metros quadrados, foi construído no Posto 9, em frente à Rua Vinícius de Moraes, com um custo de 60 000 reais. O dinheiro faz parte de uma parceria da prefeitura com a iniciativa privada. Feito com material ecologicamente correto e reciclável, o mirante será um ponto de observação para as ilhas Cagarras.

A nova atração terá ainda uma ducha movida a energia solar, que retira a água do lençol freático localizado a 9 metros de profundidade.Outra novidade será o plantio de vegetação nativa, mesmo modelo já aplicado em dunas daquela praia. Serão introduzidas 700 mudas da espécie ipoméia, bastante comum nas areias do Rio até os anos 50.

No início dos anos 70, uma outra estrutura montada ali virou ponto de encontro de artistas e intelectuais. Utilizado para as obras de construção do emissário submarino de esgoto, o píer de Ipanema tornou-se um hit no verão de 1972. Na busca de maior liberdade em meio à ditadura militar, a região tornou-se ponto de encontro da contracultura e teve como frequentadores Gal Costa, Lulu Santos, Caetano Veloso, Jards Macalé e outras figuras importantes do cenário cultural. O consumo de maconha feito em larga escala colaborou para o Posto 9 ser chamado por um novo nome: Dunas do Barato. Quem sabe o próximo verão fique marcado pelo sucesso do mirante.

Fonte: VEJA RIO