COTIDIANO

Estado do Rio tem 5 cidades entre as melhores do Brasil

Segundo ranking elaborado pela Firjan, Barra do Piraí, Piraí, Saquarema, Rio das Ostras Itaguaí são exemplos de gestão fiscal

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

riodasostras.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Cinco cidades fluminenses estão entre as melhores do país em levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o Índice Firjan de Gestão Fiscal. De acordo com a entidade, Barra do Piraí, Piraí, Saquarema, Rio das Ostras e Itaguaí lideram no estado e fazem parte do grupo de 100 cidades brasileiras melhor administradas. Foram avaliados cinco quesitos, como uso dos recursos próprios e investimentos na infraestrutura e Educação.

No topo está Itaguaí, que, com 100 000 habitantes, alcançou o conceito A, o mais alto. Localizada na região metropolitana do Rio, tem altos investimentos devido à instalação do Complexo Petroquímico, o Comperj, que deve começar a operar em 2014. Os municípios do Rio receberam, em sua maioria, o conceito B, que indica boa gestão. Dos 84 analisados no estado, 58 receberam a avaliação positiva. Entre eles está a capital, que viu seu conceito mudar de C (difícil) para B, após renegociar sua dívida com o governo federal em 2010. Já a pior avaliação do estado foi para o município de Carapebus, na região norte fluminense.

Fonte: VEJA RIO