Esporte

Meia Maratona muda o trânsito da zona sul neste fim de semana

Esquema especial da CET-Rio começa a funcionar às 21h de sábado

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

niemeyer.jpg
Niemeyer: via será interditada a partir de 7h30 de domingo (Foto: Redação Veja rio)

A CET-Rio está montando um esquema especial para o próximo fim de semana. O motivo é a realização da XIX Meia Maratona Internacional do Rio. As alterações no trânsito vão se estender das 21h de sábado até as 14h de domingo, de acordo com a prefeitura.

+ Maratona do Rio movimenta 200 milhões de reais

As pistas do Aterro do Flamengo, da orla de São Conrado e da avenida Niemeyer são algumas das vias que serão interditadas. Paineis e técnicos da prefeitura auxiliarão os motoristas.

+ Dez dicas de especialistas para você se tornar um corredor

A prova esportiva começa às 8h em São Conrado e termina no aterro no fim da manhã. O percurso inclui diversos bairros da zona sul, como Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon.

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES

Aterro do Flamengo

Será interditado a partir das 21h de sábado (29/08) em ambos os sentidos.Orla de são ConradoA partir de meia-noite de sábado para domingo será interditado o trecho junto ao muro do Gávea Golf Club. Este trecho deverá ser reaberto ao tráfego a partir das 14h de domingo, após desmontagem dos equipamentos do evento.Durante essa interdição, o acesso dos moradores deverá ser realizado pela Rua Princesa Diana de Gales e a saída pela Rua Herbert Moses ou pela Rua José Tjurs.Avenida NiemeyerSerá interditada em ambos os sentidos, a partir das 7h30 de domingo, com previsão de abertura às 11h. A saída de veículos dos moradores poderá ser feita até às 8h somente pelo sentido Leblon. Após esse horário, somente depois da passagem dos corredores.

ACESSO AO RESTAURANTE PORCÃO RIO'S E À MARINA DA GLÓRIA 

Em função da passagem dos corredores, o acesso ao restaurante Porcão localizado no Parque do Flamengo, e à Marina da Glória, no horário das 7h às 14h, deverá ser realizado conforme abaixo: Porcão Rio's - acesso somente pela Enseada de Botafogo, passando pelo bloqueio montado na interseção da Avenida Pasteur com a Avenida Repórter Nestor Moreira, seguindo pela Avenida das Nações Unidas e da Avenida Infante Dom Henrique, com a segregação de uma faixa de trânsito junto à ciclovia até o acesso ao estacionamento.Acesso Marina da Glória

Entrada: Av. Beira Mar, Trevo Edson Luís de Lima Souto, Praça Senador Salgado Filho (acesso aos Clubes Náuticos), Av. Alm. Silvio de Noronha, Rua Jardel Jércolis, acessando a pista lateral junto aos Clubes Náuticos até a rotatória ao lado do MAM (Museu de Arte Moderna), a partir desse ponto o trajeto segue pela ciclovia (pista junto à orla da Baia de Guanabara) até o acesso à Marina que deverá funcionar em mão-dupla, controlada por orientadores de tráfego contratados pelos organizadores do evento. Os veículos deverão circular em velocidade reduzida, compatível com a velocidade dos pedestres e ciclistas.Saída: Ciclovia da orla da Baia de Guanabara, operada em mão-dupla, Rua Jardel Jércolis, entrando á direita na via inominada ao lado da casa de show Vivo Rio e novamente à direita na via inominada de acesso ao Trevo.Acesso ao Leme (das 8h às 13h)Os veículos com destino ao Leme deverão seguir pela reversível sentido Botafogo até o Pasmado, com o seguinte trajeto: Av. Princesa Isabel, Túnel Novo (reversível), Av. Lauro Sodré (reversível), virando à esquerda no novo acesso à Rua Gal. Severiano, passando sobre o Túnel do Pasmado e chegando na Av. Venceslau Brás (em frente ao Pinel), a partir desse ponto deverá voltar pela Av. Lauro Sodré (reversível), Av. Princesa Isabel (reversível), até a Av. Nossa Senhora de Copacabana, conforme mapas abaixo.Ligação Copacabana - Botafogo:No horário entre 9h e 13h, a melhor maneira de ir de Copacabana para Botafogo e vice-versa é utilizando o Túnel Velho.

ESTACIONAMENTO PERMITIDO 

O estacionamento para o público em geral será permitido na Praia do Flamengo, ambos os sentidos, ao longo do meio-fio, junto ao canteiro central (lado esquerdo da mão de direção), no domingo, das 5h às 14h, com cobrança pelo sistema "RIO ROTATIVO – PERÍODO ÚNICO".

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

A partir das 06h de sábado às 14h de domingo:• Avenida Nossa Senhora de Copacabana, lado esquerdo da mão de direção, entre a Rua Santa Clara e a Avenida Princesa Isabel (no lado direito o estacionamento já é proibido em qualquer horário).• Rua Francisco Otaviano, lado esquerdo da mão de direção, entre a Avenida Vieira Souto e Avenida Nossa Senhora de Copacabana (no lado direito o estacionamento já é proibido em qualquer horário).No domingo, de 0h às 14h: Rua Hebert Moses (São Conrado).Além desses locais será coibido o estacionamento irregular nas áreas próximas aos locais de largada e chegada, como, por exemplo, na Autoestrada Lagoa-Barra, na Avenida Oswaldo Cruz, junto à Praça Cuauhtémoque (Praça do Índio), Avenida Oswaldo Cruz, Praia do Flamengo (lado direito da mão de direção).A Secretaria Municipal  de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.Além disso, reboques da CET-Rio, com capacidade para remoção de veículos leves e pesados, serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Usar preferencialmente transporte público coletivo (ônibus ou metrô);- Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários;- Evitar, sempre que possível, circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios, procurando rotas alternativas para seus trajetos;- Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais sinalizados, observando sempre as orientações dos agentes de trânsito;- É muito importante que sejam respeitadas as ordens dos agentes de trânsito e também toda a sinalização implantada na área.

Fonte: VEJA RIO