EXPOSIÇÕES

Entre quatro paredes

Revelação do grafite, Mateu Velasco faz sua terceira individual na Galeria Movimento

Por: Rafael Teixeira - Atualizado em

roteiro-exposicoes-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Nascido em Nova York, onde o pai trabalhava, em 1980, Mateu Velasco chegou ao Rio ainda criança e aqui se formou em desenho industrial pela PUC. Na faculdade, já fazia serviços como ilustrador quando resolveu arriscar as primeiras investidas na arte de rua. Conceitos assimilados em cursos de gravura, ilustração, caligrafia e computação gráfica resultaram na originalidade de seus grafites, que logo chamaram atenção: em 2004, apenas um ano depois de formado, ele participava de sua primeira coletiva.

De lá para cá, além dos muros do Rio e de outras cidades, suas obras ocuparam diversas galerias ? já expôs em Portugal e nos Estados Unidos. Em Avesso do Avesso, sua terceira individual na Galeria Movimento, Velasco exibe trabalhos em técnicas e suportes diversos. No acervo, selecionado pelo artista e pelo marchand Ricardo Kimaid, estão seis gravuras em metal, cinco pinturas sobre madeira, nas quais foram usados spray, tinta acrílica e lápis de cor, e três telas em acrílica, todas sem título, produzidas neste ano. As criações, pertencentes à série que dá nome à mostra, apresentam inusitadas figuras humanas com a cabeça substituída por desenhos abstratos que parecem voar para longe. Inicialmente concebida como cenografia para a exposição, uma instalação com doze troncos de árvore pintados tornou-se também uma obra e completa a seleção.

Mateu Velasco. R$ 5?000,00 a R$ 15?000,00. Galeria Movimento. Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), loja 211, Copacabana, ☎ 2267-5989. Terça a sexta, 10h30 às 19h30; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de setembro. A partir de sexta (3). www.galeriamovimento.com.br.

Fonte: VEJA RIO