Continua após publicidade

Marilá Dardot

Artista exibe obras que têm relação com a palavra na Galeria Laura Alvim

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 12h48 - Publicado em 6 ago 2014, 14h19

AVALIAÇÃO ✪✪✪

“Componho com palavras”, disse certa vez a artista mineira radicada em São Paulo. Quem visitar a individual Pouco a Pouco, em cartaz na Galeria Laura Alvim, haverá de concordar. Nas nove obras apresentadas, o discurso escrito está sempre presente. Próximo à entrada, assoma a bela instalação Avant et Après la Lettre (2011), com um livro sobre uma montanha de fragmentos de páginas. Os hipnóticos vídeos que compõem Correspondência (2008), criação de Marilá em parceria com o artista Fabio Morais, sugerem um paradoxo: uma troca de mensagens de e-mail digitadas em máquinas de escrever. Batizada de ++, uma instalação de 2002 tem como evocação possível a efemeridade inerente à palavra, mesmo aquela escrita: nela, textos colados sobre uma sementeira são rasgados de baixo para cima conforme as plantas crescem, impedindo a leitura. Criação recente, Cores, Nomes (2013) é uma série de catorze impressões de versos em papel de algodão. Cada texto aborda uma cor ? caso, por exemplo, de “Yellow, yellow, yellow, yellow! It is not a color. It is summer!”, do americano William Carlos Williams ? e surge sobre uma folha pintada na tonalidade correspondente. Preste atenção em Ulyisses (assim mesmo, com y e i), de 2008, em que são destacadas as aparições de “palavra” e “word” em páginas de uma edição bilíngue da obra de James Joyce.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até o dia 17.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.