MODA

Maquiada para a folia

O maquiador Mauro Brettas dá as dicas para você produzir makes coloridos, divertidos e perfeitos para o Carnaval

Por: Louise Peres - Atualizado em

Foto: Wagner Carvalho
(Foto: Redação Veja rio)

Se as suas produções diárias não saem do combo batom cor de boca, lápis e rímel, chega o momento de ousar e apostar em maquiagens divertidas e cheias de cor. Para ajudar você a entrar no clima e produzir um belo look de Carnaval, conversamos com o maquiador Mauro Brettas, que assina o make de estrelas como Xuxa, Carolina Ferraz e Maria Rita. O stylist, que pelo terceiro ano é responsável por embelezar as famosas no camarote Devassa na Sapucaí, dá as dicas para você brilhar nos cinco dias de festa. ?No ano passado, a purpurina reinou, mas em 2012 o glitter aparece apenas para realçar. É o ano das cores vibrantes?, prevê Brettas, que vai arrematar as produções com flores e borboletas, bem coloridas. ?Tem tudo a ver com a atmosfera alegre do Rio de Janeiro?, diz ele. Pronta para o samba? Anote os truques e saia por aí poderosa, exuberante, mas sem exagerar.

1 - Cheia de cores

Para esse ano, o maquiador criou um conceito de beleza mais colorida. ?O color block aparece não só nas roupas. É tendência de maquiagem para este verão e tem tudo a ver com o Carnaval?, diz ele. A dica é abusar de cores bem alegres, em tons cítricos, como laranja, verde limão, pink, azul royal. ?Não tenha medo de pintar um pedaço com sombra verde, outro com amarela e um delineador dourado. Cai super bem?, ensina. Se quiser entrar na onda de um jeito mais discreto, os rímeis coloridos são a pedida. ?Pink e azul ficam lindos. Realçam e deixam o olhar divertido sem chocar?, garante.

2 ? Bocas vibrantes

?Não quer investir numa maquiagem pesada? Ouse, ponha um batonzão colorido. Laranja, cereja ou vermelho são perfeitos?, aconselha Brettas, que diz preferir os produtos com acabamento matte, sem brilho. ?O efeito é mais seco e mais moderno, além de fazer o batom durar mais. No carnaval, época de beijar na boca, esse é um elemento importante?, ri ele. Fuja do gloss, já que é um produto oleoso. ?No calor, tudo derrete e sua boca vai ficar uma meleca só?, lembra.

3 ? Olhar de boneca

Se a ideia é algo mais elaborado, apele para os cílios postiços. ?Os mais escuros e volumosos ficam lindos e funcionam em qualquer look carnavalesco?, afirma Brettas. Para as mais ousadas, os coloridos também são uma opção. ?Se a fantasia é temática, uma ninfa, por exemplo, vale investir nele. Mas suavize o resto da maquiagem. Apesar de ser carnaval, mantenha sempre uma medida?, aconselha.

mqg-carnaval-1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

4 ? Pele limpa

Os dias de Momo são muito quentes, e você não vai querer uma maquiagem derretida em plena avenida ou no meio do bloco. Por isso, Mauro Brettas recomenda dispensar bases e pós. ?Evite carregar na pele, porque o calor vai derreter tudo e criar uma camada grossa, que não fica nada bonito. Use no máximo um corretivo para tirar as olheiras?, ensina.

5 ? Durante e depois

Produção feita, é hora de sambar até o dia amanhecer. Brettas lembra duas dicas essenciais para as foliãs que querem continuar lindas e saudáveis até a quarta-feira de cinzas. ?Bebam muita água. Hidrata o corpo e faz bem para a pele. E nada de dormir de maquiagem. Muita gente descuida disso, mas é muito importante remover os excessos?, emenda ele. O maior vilão? ?O glitter. Não deixe de jeito nenhum de um dia para o outro.?

E aí, já decidiu quais vão ser as cores do seu carnaval?

Fonte: VEJA RIO