DIVERSÃO

Manual da corrida

O calendário de provas de rua da cidade não para. Confira dez dicas de especialistas para você se tornar um corredor

Por: Louise Peres - Atualizado em

maratona-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Espaços para treinar não faltam: seja a Lagoa Rodrigo de Freitas, a extensa orla ou mesmo o próprio Aterro do Flamengo, ponto de partida e chegada das diversas corridas de rua que agitam a agenda da cidade. Além de terrenos favoráveis à prática do esporte, quem mora no Rio tem como incentivo um vasto calendário de provas. Somadas à Corrida da Ponte, realizada no domingo (20), só em 2012 pelo menos quinze eventos já puseram os cariocas para correr. "A busca pela qualidade de vida e a sorte de morar em lugar como o Rio, onde o clima e o relevo facilitam o treinamento, faz com que as pessoas naturalmente enxerguem na corrida um ótimo esporte", palpita o ex-velocista e medalhista olímpico Robson Caetano.

Confirmando a vocação da cidade para sediar provas de rua, Caetano se uniu ao campeão mundial de voo livre Luiz Niemeyer para realizar a Corrida do Cristo no dia 10 de junho. O percurso da prova, idealizada por Niemeyer, começa no Alto da Boa Vista, passa pelo Parque Nacional da Tijuca e termina, é claro, aos pés do Cristo Redentor. "Pensamos em sair do ortodoxo e levar a corrida para um lugar bacana. Quer algo melhor do que o verde da maior floresta urbana do mundo, com a chegada num monumento que é símbolo da cidade?", conta Robson Caetano.

Confira aqui as provas já confirmadas para este ano na cidade

E a sequência de desafios continua. Em julho, acontecem a Maratona do Rio de Janeiro e a edição de inverno do Circuito das Estações - também já estão previstas as etapas de primavera e verão, além da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e, em breve, até uma corrida ecológica. Providencialmente, a Eco Run acontece no dia 24 de junho, domingo seguinte à semana em que a sustentabilidade estará em pauta na cidade, durante a Rio+20.

Se o agitado calendário de provas de rua do Rio desperta em você a vontade de estrear nas pistas, saiba que a missão não é impossível. Com a ajuda de especialistas, VEJA RIO listou dez dicas para você dar os primeiros passos no esporte. Bons treinos e boa sorte!

Fonte: VEJA RIO