DIVERSÃO

MAM recebe 3º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear

De 16 a 26 de maio, Museu de Arte Moderna exibe 52 filmes relacionados ao tema

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

yuri_s_omen.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Começa nesta quinta (16), o 3º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear. O evento, conhecido como Uranium Film Festival, traz para a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) 52 obras de dezenove países, que abordam diferentes questões sobre energia nuclear. Ao final, as seis melhores obras receberão o Yellow Oscar, prêmio máximo do festival.

Entre os filmes exibidos estão nove estreias mundiais. As temáticas abordadas vão desde a mineração de urânio até as usinas nucleares, passando por obras sobre as bombas atômicas e acidentes radioativos, como os de Chernobyl, Goiânia e Fukushima. Além de informar a sociedade, o Uranium Film Festival tem como objetivo estimular produções independentes audiovisuais sobre a energia nuclear, os riscos da radioatividade e a exploração, mineração e processamento de Urânio.

O festival acontece até o dia 26 de maio. O Museu de Arte Moderna do Rio fica na Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Veja a programação completa em uraniumfilmfestival.org.

Fonte: VEJA RIO