COTIDIANO

Malhação refrescante

Exercícios indoor e ao ar livre para praticar na água e entrar em forma sem sofrer com o calorão

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

No calorão do verão carioca, é comum sentir aquela moleza na hora de praticar exercícios, já que, com os gastos calóricos, a sensação térmica aumenta ainda mais. No entanto, com um vasto litoral, o Rio tem diversas opções de atividades que podem ser praticadas dentro d?água, fazendo com que o se manter em forma não se torne um sacrifício tão grande assim - pelo contrário, as atividades aquáticas podem deixar os exercícios bem mais refrescantes e divertidos.

Fizemos uma seleção com sugestões para atender aos mais variados gostos. A lista possui esportes individuais e coletivos, atividades radicais ou com uma prática mais tranquil - e até algumas modalidades oferecidas por academias da cidade, para quem não quer deixar o ambiente indoor. Confira os benefícios de cada uma delas e escolha sua preferida.

SURFE

Alexandre Macieira|Riotur
(Foto: Redação Veja rio)

Benefícios: melhora o condicionamento cardiovascular e a coordenação motora. Trabalha principalmente os membros superiores, devido à remada, mas sobre a prancha a prática também exige esforço das pernas e do abdômen, para manter o corpo em equilíbrio.

Indicado para: todas as idades, desde que a pessoa saiba nadar.

Gasto calórico: 450 calorias/hora

Onde praticar:

RicoSurf. Avenida Lucio Costa, posto 4, Barra da Tijuca. Tel. 2438-4096. ricosurf.com Surf Rio. Em frente ao Parque Garota de Ipanema, Arpoador. Tel. 7779-2003/99438-2980. surfrio.com.br Cades. Avenida Delfim Moreira, Posto 12, Leblon. Tel. 7857-8482/7146-5337. surfecades.com

KITESURF

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(Foto: Redação Veja rio)

Benefícios: melhora a coordenação motora e torneia o abdômen, que é parte mais exigida durante a atividade. Nos membros superiores, responsáveis movimentar a barra de controle, são trabalhados bíceps, tríceps, peitoral e dorsais. Já o contrapeso necessário para equilibrar a pipa exige esforço dos músculos do tronco e das costas, melhorando a postura.

Indicado para: praticantes a partir de 10 anos de idade.

Gasto calórico: 450 calorias/hora.

Onde praticar:

KitePoint Rio. Avenida do Pepê, quiosque 7, Barra da Tijuca. Tel. 8859-2112. kitepointrio.com.br K08 Kite Surf School. Avenida do Pepê, em frente ao Posto 2, Barra da Tijuca. Tel. 7830-4869/2494-4869. k08.com.br

STAND UP PADDLE

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(Foto: Redação Veja rio)

Benefícios: melhora equilíbrio, força e resistência das pernas e braços, que ficam ativos durante toda a realização do exercício. Ao remar, se fortalece toda a musculatura relacionada aos ombros também as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris. A musculatura abdominal também é solicitada para manter a postura.

Indicado para: qualquer pessoa que tenha adaptação à água.

Gasto calórico: 600 calorias/hora.

Onde praticar:

Stand Up Paddle Rio. Em frente à Rua Garcia d'Ávila (próximo ao Posto 10). Tel. 8293-8483 e 8026-9141. standuppaddlerio.com.br SUP Arpoador. Em frente ao Hotel Arpoador Inn. Tel. 8352-1400. suparpoador.blogspot.com.br SUP Copa. Em frente ao hotel Sofitel. Tel. 99828-2566. supcopa.com.br

WAKEBOARD

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(Foto: Redação Veja rio)

Benefícios: Desenvolve o condicionamento cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio. Define a musculatura, já que a atividade trabalha músculos de diversas regiões do corpo, nos ombros, pernas e braços, além de glúteos e abdômen.

Indicado para: qualquer pessoa, mesmo quem não tem nenhuma experiência.

Gasto calórico: 470 calorias/hora.

Onde praticar:

Rio Wake Center. Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente à Rua Garcia D´Avila. Tel. 2239-6976 / 9976-7147. riowakecenter.com.br Jet Barra. Estrada da Barra da Tijuca s/n, Canal do Marapendi, Barra da Tijuca. Tel. 7839-4012. jetbarra.com

CANOA HAVAIANA

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(Foto: Redação Veja rio)

Benefícios: estabiliza e fortalece o tronco, trabalha membros superiores e melhora a postura. O deslocamento exige força dos músculos dos braços, ombros e costas, além de constante atividade abdominal.

Indicada para: pessoas a partir dos 12 anos, com conhecimento de natação.

Gasto calórico: 200 calorias/hora.

Onde praticar:

Carioca Va'a Clube. Praia Vermelha, Urca. Tel. 8125-7697 (Marcelo) / 9563-7174 (Abaeté). canoahavaianarj.com.br Academia Velox. Rua Fonte da Saudade, 39, Lagoa. Tel: 2537-2551. veloxfitness.com.br (as aulas acontecem na Urca)

NATAÇÃO NO MAR

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(Foto: Redação Veja rio)

Benefícios: quando praticado no mar, o esporte trabalha mais grupamentos musculares do que na piscina. Além dos bíceps braqueal e femural, ombros e glúteos, ainda é exigida a região lombar, já que é necessário fazer uma flexão de tronco com a respiração frontal para corrigir a direção.

Indicado para: pessoas de qualquer idade, desde que passem por avaliações física e médica.

Gasto calórico: 600 calorias/hora.

Onde praticar:

Fox Assessoria Esportiva: Copacabana, Leblon e Praia Vermelha (Urca). Tel. 98897-0598/98684-1464. equipefox.com Walter Tuche Assessoria: Barra, Ipanema ou Copacabana (dependendo das condições do mar). waltertuche.com.br Equipe Toscano: Copacabana (posto 6) ou Ipanema (posto 8). Tel. 98405-2338. equipetoscano.com

REMO

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(Foto: Redação Veja rio)

Benefícios: É um dos esportes mais completos do mundo, trabalhando braços, pernas, glúteos, costas e abdominais. Além do alto gasto calórico, também melhora a postura, aumenta massa muscular, a resistência física, a flexibilidade e a coordenação motora

Indicado para: recomendado para praticantes acima de 12 anos, devido ao tamanho dos barcos.

Gasto calórico: 600 calorias/hora.

Onde praticar:

Clube de Regatas do Flamengo. Avenida Borges De Medeiros, 997, Lagoa. Tel. 2159-0100. flamengo.com.br Clube de Regatas Guanabara. Avenida Repórter Nestor Moreira, 42, Botafogo. Tel. 2295-2647.crguanabara.com.br Club de Regatas Vasco da Gama. Rua General Tasso Fragoso, 65, Lagoa. Tel. 2156-3939. crvascodagama.com

ATIVIDADES INDOOR

As academias da cidade adaptaram diversas atividades que costumam ser praticadas com equipamentos para dentro da piscina. Além das tradicionais aulas de natação e hidroginástica, é possível fazer spinning, corrida e até dança debaixo d?água. Veja alguns exemplos: NATAÇÃO

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(Foto: Redação Veja rio)

Benefícios: Considerada o esporte mais completo de todos, a natação ajuda na redução da gordura corporal, melhora a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, a flexibilidade, resistência e coordenação motora.

Indicado para: praticantes de todas as idades. É excelente para quem apresenta problemas respiratórios como asma e bronquite.

Gasto calórico: 500 calorias/hora.

Onde praticar:Espaço Stella Torreão. Rua Fonte da Saudade, 146, Lagoa. Tel: 2579-3138. stellatorreao.com.br Cia. Athletica. Avenida das Américas, 5000, New York City Center, Barra da Tijuca. Tel: 3505-0000. ciaathletica.com.br Velox. Rua Fonte da Saudade, 39, Lagoa. Tel: 2537-2551. veloxfitness.com.br HIDROGINÁSTICA

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(Foto: Redação Veja rio)

Benefícios: melhoria no condicionamento cardiorrespiratório, aumento de força em braços e pernas, equilíbrio e flexibilidade, além de promover gasto energético.

Indicado para: todos os tipos de praticantes, sobretudo pessoas da terceira idade ou que passaram por alguma cirurgia ou lesão osteomuscular, devido ao baixo impacto.

Gasto calórico: entre 300 e 700 calorias/hora.

Onde praticar: Espaço Stella Torreão. Rua Fonte da Saudade, 146, Lagoa. Tel: 2579-3138. stellatorreao.com.br Velox. Rua Fonte da Saudade, 39, Lagoa. Tel: 2537-2551. veloxfitness.com.br Upper. Rua Marquês de Abrantes, 88, Flamengo. Tel: 2553-3485. academiaupper.com.br CORRIDA

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(Foto: Redação Veja rio)

O que é: Aula de corrida aquática, realizada através de deslocamentos, com ou sem apoio dos pés no piso da piscina, podendo também utilizar braços para incrementar a intensidade do exercício, além de equipamentos apropriados. O nome da modalidade varia de acordo com cada academia.

Benefícios: Melhora o condicionamento cardiorrespiratório, aumento do tônus muscular abdominal e os intercostais, favorecendo o controle postural. Melhora os níveis de força e resistência muscular, auxiliando no controle de peso.

Indicado para: Público em geral e corredores que desejam motivação para os treinamentos e reabilitação do estresse das corridas.

Gasto calórico: 600 colorias/hora.

Onde praticar: Aquarunning: Velox. Rua Fonte da Saudade, 39, Lagoa. Tel: 2537-2551. veloxfitness.com.br Deep-water: Rio Sport. Avenida Ayrton Senna, 2.541, Barra da Tijuca. Tel: 3325-6644. riosportcenter.com.br SPINNING

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(Foto: Redação Veja rio)

O que é: aula de spinning realizada em bicicletas aquáticas e intensidade que varia de moderada a alta. O nome da modalidade varia de acordo com cada academia.

Benefícios: melhora o sistema cardiorrespiratório, contribui para o desenvolvimento da resistência dos membros inferiores e superiores. É considerada uma atividade aeróbia de alta intensidade.

Indicado para: recomendada para pessoas que já praticam atividades físicas regularmente e que tenham resistência cardiorrespiratória.

Gasto calórico: 400 calorias/hora.

Onde praticar: Aquaspin: Espaço Stella Torreão. Rua Fonte da Saudade, 146, Lagoa. Tel: 2579-3138. stellatorreao.com.br Aqua Bike Plus: Velox. Rua Fonte da Saudade, 39, Lagoa. Tel: 2537-2551. veloxfitness.com.br Water Bike: Cia. Athletica. Avenida das Américas, 5000, New York City Center, Barra da Tijuca. Tel: 3505-0000. ciaathletica.com.br

Fonte: VEJA RIO