EXPOSIÇÕES

Luiz Zerbini

Integrante da coletiva Como Vai Você, Geração 80?, realizada em 1984 no Parque Lage, o paulistano radicado no Rio apresenta um belo conjunto de trabalhos na Casa Daros

Por: Rafael Teixeira - Atualizado em

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Cortesia Coleção Sattamini/MAC Niterói
(Foto: Redação Veja rio)

Notável integrante da populosa coletiva Como Vai Você, Geração 80?, realizada em 1984 no Parque Lage, o paulistano radicado no Rio apresenta um belo conjunto de trabalhos na Casa Daros. A decisão de batizar a individual como Pinturas revela de saída o seu interesse principal: há sete imponentes acrílicas sobre tela, multicoloridas e repletas de detalhes, que convidam a uma demorada contemplação, a exemplo de Eu, Paisagem (1998). Nelas, impera uma atraente mescla de arte figurativa e abstrata. Três dessas obras foram feitas especialmente para a mostra: Erosão, Hipermetrópico e Favela - as duas últimas são tomadas por padrões geométricos que brincam com a visão do espectador. A instalação Natureza Espiritual da Realidade (2012) é uma mesa de 9 metros de comprimento, espécie de relicário de miudezas ligadas à história do próprio Zerbini, como conchas encontradas na praia e ladrilhos que aparecem pintados em telas. Há ainda uma série de trabalhos em papel, dois produzidos com cartas de baralho e uma curiosa escultura, Peixes (1996), que reproduz o que se assemelha a sardinhas em uma caixa de isopor.

Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo, ☎ 2275-0246. → Quarta a sábado, 11h às 19h; domingo, 11h às 18h. R$ 12,00. Grátis para crianças de até 12 anos e às quartas. Meia-entrada para idosos e estudantes com mais de 12 anos. A bilheteria fecha meia hora antes do término do horário de visitação. Até 10 de agosto.

Fonte: VEJA RIO