EXPOSIÇÕES

Escolhas do artista

O carioca Luiz Aquila expõe série inédita de pinturas ao lado de colegas selecionados por ele

Por: Rachel Sterman - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Com mais de cinco décadas de carreira, Luiz Aquila contribui para a arte brasileira de formas variadas. Nas funções de professor e diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, foi um grande incentivador da Geração 80, movimento carioca de revalorização da pintura que congregou nomes como Beatriz Milhazes, Leonilson (1957-1993) e Nelson Felix. Atualmente, o artista carioca prepara uma grande retrospectiva de sua obra para ocupar o Paço Imperial em setembro de 2012. Antes, aceitou a curiosa proposta da coletiva Escolha do Artista, na galeria Patricia Costa.

Na mostra, Aquila, além de apresentar seus trabalhos, define os colegas com quem vai dividir os visitantes. A seu lado estarão esculturas de Celeida Tostes (1929-1995) e de Maurício Bentes (1958-2003), e as telas irregulares de Manfredo Souzanetto. "O projeto dá a palavra ao convidado, estabelece uma comunicação com o público sem intermediários", diz. Na seleção dos demais participantes, o dublê de artista e curador norteou-se pela admiração e curiosidade que sente pelos escolhidos, mas também estabeleceu contrastes com sua própria produção. Das 26 peças no acervo, quinze são quadros de pequeno formato pertencentes a uma série inédita sobre o cotidiano no ateliê do anfitrião. Entre os convidados, Aquila sugere atenção aos Amassadinhos, de Celeida Tostes, centenas de pedaços de argila amassados por pessoas de várias partes da cidade.

Escolha do Artista - Por Luiz Aquila. Patricia Costa Galeria. Avenida Atlântica, 4240, loja 226, Copacabana (Shopping Cassino Atlântico), ☎ 2227-6929. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 14 de janeiro de 2012. A partir de terça (13). www.galeriapatriciacosta.com.br.

Fonte: VEJA RIO