cidade limpa

Lixo Zero completa dois anos com redução de 63% de resíduos nas ruas

Programa terá expansão, pagamento de multas na hora e plano para a Olimpíada

Por: Redação VEJA RIO

lixo-zero.jpg
Programa Lixo Zero completa dois anos (Foto: Redação Veja rio)

Uma mudança de hábito foi implementada na rotina carioca. Nesta quinta (20), o programa Lixo Zero completa dois anos de atuação na cidade com a redução de 63% de resíduos descartados incorretamente no chão, nos bairros onde há fiscalização acontece permanentemente. Durante esse período, foram 113.376 multas aplicadas, R$ 115,00 a R$ 3.693,00 dependendo da infração. Atualmente, são atendidos 128 bairros, sendo 27 deles com fiscalização permanente.

+ Prefeitura acaba com 33 linhas de ônibus até dezembro

Para a nova etapa do programa, a Comlurb programa o início do trabalho de conscientização nas escolas e a expansão da fiscalização para os bairros da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio. Até o final de 2015, os fiscais passarão a utilizar máquina de cartão de débito e crédito para que turistas e cariocas possam efetuar o pagamento automático da infração. Será possível também parcelar o valor da multa.

Jogos Rio 2016

Em ação em todos os eventos-testes, o programa se preparada para o período dos Jogos Rio 2016. Os fiscais estão fazendo aulas de noções básicas de inglês e espanhol para poderem se comunicar com os turistas. Haverá trabalho de conscientização nos aeroportos e a intensificação da divulgação do programa nos hotéis da cidade e quiosques da Riotur. 

Fonte: VEJA RIO