Continua após publicidade

Museu do lixo

O dia em que uma montanha de sujeira apareceu nas areias da princesinha do mar

Por Da Redação
Atualizado em 2 jun 2017, 13h14 - Publicado em 24 jan 2014, 12h53

Copacabana viveu uma cena insólita essa semana. Uma montanha de lixo foi deixada pela Comlurb na altura do posto 4, quase no calçadão, nos dias 20 e 21. Alguns pensaram ser uma instalação artística. Mas era lixo de verdade. Despejadas pelos banhistas nas areias do bairro, durante o feriado de São Sebastião, aquelas 40 toneladas de resíduos formaram uma espécie de museu do lixo.

O laço de fita vermelha envolvendo a inusitada obra passou a mensagem de que toda aquela sujeira é o presente que cariocas e turistas porcalhões deixam para a cidade a cada domingo ou feriado. Quarenta toneladas correspondem à metade do que a Comlurb recolhe num dia de praia cheia em Copacabana ? a outra metade é descartada corretamente, nas lixeiras laranjas. ?É dos piores hábitos que nós temos, e por isso mesmo precisamos mudar com urgência?, disse o médico Ricardo Moura, impressionado com a montanha de lixo.

Existem 560 contêineres de lixo na orla de Copacabana: sempre em dupla, são dois a cada 25 metros. Cento e vinte garis fazem a rotina de limpeza em toda a faixa de areia, utilizando quatro tratores e dois caminhões. Do Leme ao Pontal, um batalhão de 630 garis limpam as praias ? quatro vezes mais que no verão passado. As 160 equipes do Lixo Zero espalhadas pela orla desde o início do verão já multaram 560 pessoas em Copacabana. O segundo lugar nesse ranking de praias nada honroso pertence a Ipanema, com 90 infrações.

Apesar das multas e do aumento de garis e lixeiras, o lixo jogado na areia não diminui. ?Nada muda se a gente não muda. Essa é uma dívida que o carioca tem consigo mesmo?, diz Moura. E, principalmente, com a cidade.

Divulgação / Comlurb
Divulgação / Comlurb ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.