Continua após publicidade

Livro sobre história da música reúne fotos antigas do Rio

Cliques de um acidente entre lotações e de maiôs de duas-peças estão em publicação sobre a parceria de Tom Jobim e Billy Blanco

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h36 - Publicado em 23 Maio 2015, 01h00

Quem acha que batida de ônibus, curiosos parando no meio da rua para ver de perto como foi e o consequente trânsito truncado na via são coisas só de agora que repare na foto acima, de 1958. Ela registra um choque de dois lotações na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo. Essa imagem, assim como muitas outras que mostram a nossa cara nos meados do século XX, está no livro Sinfonia do Rio de Janeiro: 60 Anos de História Musical da Cidade, escrito pelo jornalista João Máximo e recém-lançado pela Papel & Tinta. Trata-se de um compêndio acerca da parceria de Tom Jobim e Billy Blanco, com 250 páginas sobre música, é claro (traz até um CD com a gravação original, de 1954), mas que revela, além dos bastidores do processo de composição, o cotidiano de um Rio pré-bossa e ainda capital do país. Assim, aparecem enfeitando os capítulos fotografias de antigos bondes, carros todos eles pretos numa Avenida Rio Branco de mão dupla, banhistas na praia vestindo maiô comportado, elegantes frequentadores do Jockey Club fazendo as suas apostas e, já em 1959, o vôlei na areia de Copacabana. Os compositores, especialmente Jobim (nas fotos do livro, bem jovem e com cabelos pretos e lisos), também mereceram uma galeria de imagens. Eles fizeram a peça, intitulada a princípio Rio de Janeiro: a Montanha, o Sol, o Mar, Sinfonia Popular em Tempo de Samba, em doze movimentos, com títulos como Descendo o Morro, Arpoador e Matei-me no Trabalho. Mas ela acabaria ficando conhecida apenas como Sinfonia do Rio.

Tom Jobim e Billy Blanco
Tom Jobim e Billy Blanco ()

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.